Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Avanzi, Maria Rita | - |
dc.contributor.author | Leppa, Caroline Oliveira | - |
dc.contributor.author | Mutinelli, Ingrid Kowalczuk | - |
dc.identifier.citation | LEPPA, Caroline Oliveira; MUTINELLI, Ingrid Kowalczuk. Educação ambiental e etnobotânica: conhecimento e sensibilização sobre plantas do cerrado por meio de recurso audiovisual. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Devido às grandes riquezas da fauna e flora do Cerrado, somados a forte relação que
povos tradicionais estabelecem com este bioma, as diferentes comunidades da Chapada dos
Veadeiros (GO) expressam profundos conhecimentos sobre as plantas nativas da região e seus
diversos usos. Quando inseridos em práticas de Educação Ambiental (EA), os saberes
tradicionais possibilitam espaços de diálogo e reflexão sobre a interação do ser humano com
a natureza, considerando a valorização da cultura tradicional no ambiente escolar como uma
das formas de tecer caminhos para a conservação do Cerrado. Esta pesquisa buscou investigar
quais contribuições de dois recursos didáticos para a prática de docentes de diferentes
componentes curriculares da educação básica, que atuam no campo da EA na região da
Chapada dos Veadeiros (GO), visando a sensibilização e valorização do bioma, saberes e
cultura local dentro do ambiente escolar. Os recursos didáticos desenvolvidos nesta pesquisa
foram um documentário e um roteiro com sugestões de atividades, os quais contaram com o
protagonismo e com os conhecimentos do raizeiro Delmi Luiz Sol, guardião dos saberes da
tradição do Cerrado do município de Colinas do Sul (GO). Estes recursos foram validados,
por meio de um questionário, por educadores vinculados ao Instituto de Pesquisa, Ensino e
Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis (IPEARTES), coletivo educador
composto por profissionais vinculados à Secretaria de Educação de Goiás, que atua na região
de estudo nos campos da Educação Ambiental e Arte Educação. A partir dos dados obtidos
foi possível observar que os recursos didáticos apresentam potenciais sensibilizadores para a
valorização dos saberes tradicionais e para promover o diálogo de saberes. Logo, a utilização
dos saberes tradicionais como subsídios para ações pedagógicas da EA pode auxiliar no
desenvolvimento de um ensino mais contextualizado, sensibilizador e multidimensional.
Assim, os recursos didáticos elaborados contribuem para o diálogo entre os saberes
tradicionais e os diversos conteúdos curriculares previstos para o ensino da Educação Básica
no Estado de Goiás, possibilitando a valorização da cultura tradicional no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cerrado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e etnobotânica : conhecimento e sensibilização sobre as plantas do cerrado por meio de recurso audiovisual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T14:43:43Z | - |
dc.date.available | 2022-02-22T14:43:43Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29999 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Due to the great richness of the fauna and flora of the Cerrado in addition to the
strong relationship that traditional peoples establish with this biome, the different
communities of Chapada dos Veadeiros (Goiás) each express deep knowledge about the
region's native plants and their various uses. When traditional knowledge is applied to the
field of Environmental Education (EE), it provides space for dialogue and reflection on the
interaction of human beings with nature, considering the valorization of traditional culture in
the school environment as one of the ways to weave paths for the conservation of the
Cerrado. This research sought to investigate the contributions of two didactic resources for
the practice of teachers from different curricular components of basic education, who work in
the field of EE in the Chapada dos Veadeiros (Goiás) region, aimed at raising awareness and
valorizing the local biome and knowledge and culture within the educational system. A
documentary and a script outlining suggestions of activities for educators to use in the
classroom were developed as didactic resources, which counted on the guidance and
knowledge of the raizeiro (herbalist) Delmi Luiz Sol, guardian of traditional knowledge of
the Cerrado in the city of Colinas do Sul, Goiás. These resources were validated through a
questionnaire submitted to educators linked to the Institute for Research, Teaching and
Extension in Art Education and Sustainable Technologies (IPEARTES), a collective of
educators composed of professionals connected to the Goiás State Department of Education,
which operates in the region of study in the fields of Environmental Education and Art
Education. From the data obtained, it was possible to observe that the didactic resources
present potential to sensitize people to values of traditional knowledge and to promote a
dialogue between traditional and scientific knowledge. Therefore, the use of traditional
knowledge as subsidies for EE pedagogical actions can help in the development of a more
contextualized, sensitizing and multidimensional teaching. Thus, the didactic resources
developed contribute to the dialogue between traditional knowledge and the various
curricular contents provided for teaching Basic Education in the State of Goiás, enabling the
appreciation of traditional culture in the educational environment. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
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