Título: | Os desafios de ensino aprendizagem de Biologia com a implementação do ensino remoto : um estudo com alunos do ensino médio |
Autor(es): | Bezerra, Julliene Larissa dos Santos Menezes, Railda Jasmine Leite de |
Orientador(es): | Paulini, Fernanda |
Assunto: | Covid-19 Ensino remoto Biologia - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 22-Fev-2022 |
Referência: | BEZERRA, Julliene Larissa dos Santos; MENEZES, Railda Jasmine Leite de. Os desafios de ensino aprendizagem de Biologia com a implementação do ensino remoto: um estudo com alunos do ensino médio. 2021. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Diante do cenário de pandemia da COVID-19, o Ministério da Educação (MEC)
recomendou a substituição das disciplinas presenciais pelo ensino remoto
emergencial (ERE). Essa modalidade utilizou meios de tecnologia da informação e
comunicação a fim de proporcionar a continuidade das aulas sem que houvesse
defasagem no ensino/ aprendizagem dos alunos. Neste contexto, o presente estudo
teve como objetivo avaliar a percepção dos estudantes do Ensino Médio de escolas
públicas do Distrito Federal no que se refere às dificuldades de aprendizagem
vivenciadas por eles e em relação à disciplina de Biologia com a implementação do
ERE. O estudo possui caráter exploratório, no qual utiliza metodologia quantitativa e
qualitativa. Desse modo, para compreender melhor a realidade vivenciada no último
ano de pandemia, foi elaborado um formulário de pesquisa que avaliou os possíveis
desafios enfrentados pelos estudantes durante o ERE. Nele, constatou-se que a
maioria dos estudantes participantes da pesquisa não se sentiu satisfeita com o
modelo de ensino remoto, pois este apresentou limitações no que tange a recursos
tecnológicos/ digitais que prejudicaram o ensino dos conteúdos. |
Abstract: | As a result of this scenario of the COVID-19 pandemy, the Ministry of Education (MEC),
recommended the substitution of presencial disciplines for the emergencial remote
education (ERE). This modality used ways of technology of information and
comunication to make the continuation of classes possible, in a way that there was no
gap in the student’s learning. In this context, this presente study had as objective the
avaliation of the Federal District’s public Middle Schools students perception in relation
to the learning difficulties in the subject of Biology experienced with the implementation
of ERE. This study possesses an exploratory character that utilizes the quantitative
and qualitative methodology. Saying this, to better comprehend the reality experienced
in this last year of pandemy, a research form was confeccted that avaliated the possible
challenges faced by the students throughout ERE. With this, it was verified that the
majority of students did not feel satisfied with the remote education model, for it
presented limitations in relation to the technological/digital resources that impaired the
learning of the subjects. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.