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Título: Os desafios de ensino aprendizagem de Biologia com a implementação do ensino remoto : um estudo com alunos do ensino médio
Autor(es): Bezerra, Julliene Larissa dos Santos
Menezes, Railda Jasmine Leite de
Orientador(es): Paulini, Fernanda
Assunto: Covid-19
Ensino remoto
Biologia - estudo e ensino
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 22-Fev-2022
Referência: BEZERRA, Julliene Larissa dos Santos; MENEZES, Railda Jasmine Leite de. Os desafios de ensino aprendizagem de Biologia com a implementação do ensino remoto: um estudo com alunos do ensino médio. 2021. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Diante do cenário de pandemia da COVID-19, o Ministério da Educação (MEC) recomendou a substituição das disciplinas presenciais pelo ensino remoto emergencial (ERE). Essa modalidade utilizou meios de tecnologia da informação e comunicação a fim de proporcionar a continuidade das aulas sem que houvesse defasagem no ensino/ aprendizagem dos alunos. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Distrito Federal no que se refere às dificuldades de aprendizagem vivenciadas por eles e em relação à disciplina de Biologia com a implementação do ERE. O estudo possui caráter exploratório, no qual utiliza metodologia quantitativa e qualitativa. Desse modo, para compreender melhor a realidade vivenciada no último ano de pandemia, foi elaborado um formulário de pesquisa que avaliou os possíveis desafios enfrentados pelos estudantes durante o ERE. Nele, constatou-se que a maioria dos estudantes participantes da pesquisa não se sentiu satisfeita com o modelo de ensino remoto, pois este apresentou limitações no que tange a recursos tecnológicos/ digitais que prejudicaram o ensino dos conteúdos.
Abstract: As a result of this scenario of the COVID-19 pandemy, the Ministry of Education (MEC), recommended the substitution of presencial disciplines for the emergencial remote education (ERE). This modality used ways of technology of information and comunication to make the continuation of classes possible, in a way that there was no gap in the student’s learning. In this context, this presente study had as objective the avaliation of the Federal District’s public Middle Schools students perception in relation to the learning difficulties in the subject of Biology experienced with the implementation of ERE. This study possesses an exploratory character that utilizes the quantitative and qualitative methodology. Saying this, to better comprehend the reality experienced in this last year of pandemy, a research form was confeccted that avaliated the possible challenges faced by the students throughout ERE. With this, it was verified that the majority of students did not feel satisfied with the remote education model, for it presented limitations in relation to the technological/digital resources that impaired the learning of the subjects.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021.
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