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Título: Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow
Autor(es): Monteiro, Pedro Ítalo de Sousa França
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Pandemia
Covid-19
Consumo (Economia)
Data de apresentação: 25-Out-2021
Data de publicação: 21-Fev-2022
Referência: MONTEIRO, Pedro Ítalo de Sousa França. Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O ano de 2020 foi marcado na história por uma pandemia ainda sem precedentes no cenário mundial. Com mais 200 milhões de infectados e quase 4 milhões de mortos até o final de outubro de 2021, todos os países do mundo foram impactados diretamente de várias formas. A grave crise sanitária impulsionou uma crise econômica de proporções similares, e no Brasil esse problema se mostrou ainda maior. Com retração de 4,1% do PIB no ano de 2020, setores de diversas atividades econômicas se viram em uma encruzilhada para continuar em funcionamento. A sociedade que consome sentiu drasticamente os impactos de ambas as crises, e se viu forçada a se adaptar abruptamente ao cenário inédito. Nesse sentido, essa pesquisa buscou compreender quais são as mudanças percebidas no comportamento de consumo da população brasileira no atendimento de suas necessidades. Foram utilizados dados de faturamento de uma das maiores empresas adquirentes do Brasil, com dados dos anos de 2018, 2019 e 2020. Para dar suporte às análises, a pirâmide de necessidades de Maslow foi utilizada como norteadora para entender as mudanças nas motivações humanas relacionadas ao consumo durante a pandemia. Os resultados evidenciaram uma mudança na hierarquia proposta por Maslow, onde o consumo voltado para o atendimento de necessidades de autorrealização foi o segundo menos impactado em 2020, atrás somente do atendimento das necessidades fisiológicas. No entanto, as expectativas sobre o consumo voltado para o atendimento de necessidades de segurança, de estima e principalmente sociais foram correspondidas e de certa forma corroboraram com vários aspectos contidos na teoria da pirâmide de Maslow.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021.
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