Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29983
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PedroItaloFrancaMonteiro_tcc.pdf906,25 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDaroit, Doriana-
dc.contributor.authorMonteiro, Pedro Ítalo de Sousa França-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Pedro Ítalo de Sousa França. Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO ano de 2020 foi marcado na história por uma pandemia ainda sem precedentes no cenário mundial. Com mais 200 milhões de infectados e quase 4 milhões de mortos até o final de outubro de 2021, todos os países do mundo foram impactados diretamente de várias formas. A grave crise sanitária impulsionou uma crise econômica de proporções similares, e no Brasil esse problema se mostrou ainda maior. Com retração de 4,1% do PIB no ano de 2020, setores de diversas atividades econômicas se viram em uma encruzilhada para continuar em funcionamento. A sociedade que consome sentiu drasticamente os impactos de ambas as crises, e se viu forçada a se adaptar abruptamente ao cenário inédito. Nesse sentido, essa pesquisa buscou compreender quais são as mudanças percebidas no comportamento de consumo da população brasileira no atendimento de suas necessidades. Foram utilizados dados de faturamento de uma das maiores empresas adquirentes do Brasil, com dados dos anos de 2018, 2019 e 2020. Para dar suporte às análises, a pirâmide de necessidades de Maslow foi utilizada como norteadora para entender as mudanças nas motivações humanas relacionadas ao consumo durante a pandemia. Os resultados evidenciaram uma mudança na hierarquia proposta por Maslow, onde o consumo voltado para o atendimento de necessidades de autorrealização foi o segundo menos impactado em 2020, atrás somente do atendimento das necessidades fisiológicas. No entanto, as expectativas sobre o consumo voltado para o atendimento de necessidades de segurança, de estima e principalmente sociais foram correspondidas e de certa forma corroboraram com vários aspectos contidos na teoria da pirâmide de Maslow.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordConsumo (Economia)pt_BR
dc.titleMudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslowpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T22:32:11Z-
dc.date.available2022-02-21T22:32:11Z-
dc.date.submitted2021-10-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29983-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.