Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Daroit, Doriana | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Pedro Ítalo de Sousa França | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Pedro Ítalo de Sousa França. Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ano de 2020 foi marcado na história por uma pandemia ainda sem precedentes
no cenário mundial. Com mais 200 milhões de infectados e quase 4 milhões de
mortos até o final de outubro de 2021, todos os países do mundo foram
impactados diretamente de várias formas. A grave crise sanitária impulsionou
uma crise econômica de proporções similares, e no Brasil esse problema se
mostrou ainda maior. Com retração de 4,1% do PIB no ano de 2020, setores de
diversas atividades econômicas se viram em uma encruzilhada para continuar
em funcionamento. A sociedade que consome sentiu drasticamente os impactos
de ambas as crises, e se viu forçada a se adaptar abruptamente ao cenário
inédito. Nesse sentido, essa pesquisa buscou compreender quais são as
mudanças percebidas no comportamento de consumo da população brasileira
no atendimento de suas necessidades. Foram utilizados dados de faturamento
de uma das maiores empresas adquirentes do Brasil, com dados dos anos de
2018, 2019 e 2020. Para dar suporte às análises, a pirâmide de necessidades
de Maslow foi utilizada como norteadora para entender as mudanças nas
motivações humanas relacionadas ao consumo durante a pandemia. Os
resultados evidenciaram uma mudança na hierarquia proposta por Maslow, onde
o consumo voltado para o atendimento de necessidades de autorrealização foi
o segundo menos impactado em 2020, atrás somente do atendimento das
necessidades fisiológicas. No entanto, as expectativas sobre o consumo voltado
para o atendimento de necessidades de segurança, de estima e principalmente
sociais foram correspondidas e de certa forma corroboraram com vários
aspectos contidos na teoria da pirâmide de Maslow. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumo (Economia) | pt_BR |
dc.title | Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:32:11Z | - |
dc.date.available | 2022-02-21T22:32:11Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29983 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|