Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29959
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EstherMariaRecioPereira_tcc.pdf1,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro
Autor(es): Pereira, Esther Maria Recio
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Streaming (Tecnologia de transmissão de dados)
Vídeo on demand
Competitividade
Estratégia de diferenciação
Data de apresentação: 26-Out-2021
Data de publicação: 21-Fev-2022
Referência: PEREIRA, Esther Maria Recio. Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming: uma análise no mercado brasileiro. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: No presente trabalho apresenta-se uma identificação das estratégias de diferenciação e escopo utilizadas pelas plataformas de streaming audiovisual do mercado brasileiro. O objetivo geral foi identificar as estratégias competitivas de diferenciação utilizadas pelas plataformas de Vídeo sob Demanda (Video on Demand – VoD) no mercado de streaming brasileiro. A perspectiva teórica está baseada no trabalho de Henry Mintzberg (1988, 2007). A metodologia foi de levantamento com coleta de dados por meio de uma pesquisa documental, na qual foram utilizados artigos, notícias ou informações do mercado, relatórios e sites especializados. Também foi empregada a observação, visto que as plataformas foram acessadas pela pesquisadora para se obter a visão de um usuário assinante. Foram analisadas somente as plataformas que utilizam o modelo de negócios SVoD (assinatura do serviço – subscription video on demand). Os resultados mostraram que, das 26 plataformas analisadas, 8 competem pela estratégia de diferenciação por Preço, 2 utilizam a estratégia de diferenciação por Imagem, 3 competem pela estratégia de diferenciação por Suporte, 1 compete pela estratégia de diferenciação por Qualidade, 5 usam a estratégia de diferenciação por Design e 7 competem pela estratégia de Não-Diferenciação. Espera-se que o modelo de análise das plataformas desenvolvido contribua para as futuras pesquisas e análises a respeito deste mercado e promova a divulgação das estratégias de Mintzberg. Acredita-se que a lista das plataformas desenvolvida também é uma forma de contribuição, visto que não há uma lista oficial de plataformas de streaming que atuam no mercado brasileiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.