Título: | Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro |
Autor(es): | Pereira, Esther Maria Recio |
Orientador(es): | Conke, Leonardo Silveira |
Assunto: | Streaming (Tecnologia de transmissão de dados) Vídeo on demand Competitividade Estratégia de diferenciação |
Data de apresentação: | 26-Out-2021 |
Data de publicação: | 21-Fev-2022 |
Referência: | PEREIRA, Esther Maria Recio. Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming: uma análise no mercado brasileiro. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | No presente trabalho apresenta-se uma identificação das estratégias de
diferenciação e escopo utilizadas pelas plataformas de streaming audiovisual do
mercado brasileiro. O objetivo geral foi identificar as estratégias competitivas de
diferenciação utilizadas pelas plataformas de Vídeo sob Demanda (Video on
Demand – VoD) no mercado de streaming brasileiro. A perspectiva teórica está
baseada no trabalho de Henry Mintzberg (1988, 2007). A metodologia foi de
levantamento com coleta de dados por meio de uma pesquisa documental, na qual
foram utilizados artigos, notícias ou informações do mercado, relatórios e sites
especializados. Também foi empregada a observação, visto que as plataformas
foram acessadas pela pesquisadora para se obter a visão de um usuário assinante.
Foram analisadas somente as plataformas que utilizam o modelo de negócios SVoD
(assinatura do serviço – subscription video on demand). Os resultados mostraram
que, das 26 plataformas analisadas, 8 competem pela estratégia de diferenciação
por Preço, 2 utilizam a estratégia de diferenciação por Imagem, 3 competem pela
estratégia de diferenciação por Suporte, 1 compete pela estratégia de diferenciação
por Qualidade, 5 usam a estratégia de diferenciação por Design e 7 competem pela
estratégia de Não-Diferenciação. Espera-se que o modelo de análise das
plataformas desenvolvido contribua para as futuras pesquisas e análises a respeito
deste mercado e promova a divulgação das estratégias de Mintzberg. Acredita-se
que a lista das plataformas desenvolvida também é uma forma de contribuição, visto
que não há uma lista oficial de plataformas de streaming que atuam no mercado
brasileiro. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.