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Título: | Influência de produtos vencidos e experiências alimentícias sobre o valor da marca de leite : comparando efeitos de forças de marcas distintas |
Autor(es): | Castro, Davi Salomão |
Orientador(es): | Porto, Rafael Barreiros |
Assunto: | Alimentos Alimentos - comércio Bebidas - indústria Marca de produtos Marca de produtos - personalidade Consumidores - comportamento de compra |
Data de apresentação: | 29-Out-2021 |
Data de publicação: | 21-Fev-2022 |
Referência: | CASTRO, Davi Salomão. Influência de produtos vencidos e experiências alimentícias sobre o valor da marca de leite: comparando efeitos de forças de marcas distintas. 2021. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Diversos fatores situacionais são responsáveis por influenciar o valor percebido de marcas de
alimentos e bebidas. Estímulos aversivos e experiências ruins dos consumidores podem desincentivar
essa atribuição de valor, porém o grau desse efeito pode variar entre marcas fortes e fracas. A partir
disso, o trabalho possui como objetivo verificar o efeito que um estímulo aversivo, uma história de
aprendizagem e a força da marca geram na alteração do valor da marca perante a ótica do
consumidor. Foi realizado um experimento entre sujeitos (2x2x2) com 263 participantes, tendo a
história de aprendizagem (punitiva ou reforçadora), estímulo aversivo (presente ou não) e a força da
marca (forte ou fraca) como variáveis manipuladas, e a alteração no valor da marca como variável
dependente. Os resultados demonstraram um efeito negativo e direto da história de aprendizagem
punitiva e da força da marca sobre a alteração no valor da marca, e efeito moderador negativo da
estimulação aversiva na relação entre a história de aprendizagem e alteração no valor da marca. A
intensidade desses efeitos variou para cada uma das seis dimensões do valor da marca. A pesquisa
pode auxiliar no planejamento e gestão da marca na evitação da oferta de produtos danificados e
potencialmente danosos à saúde do consumidor, bem como, no planejamento de produtos que
proporcionem boas experiências aos consumidores. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Administração
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