Resumo: | A indústria da moda, apesar de contribuir consideravelmente para o
desenvolvimento econômico, é uma das grandes responsáveis pela poluição
ambiental, seja na produção dos tecidos e dos produtos finais, como no
descarte excessivo de roupas, devido ao consumo exacerbado no setor.
Frequentemente, muitos problemas de desrespeito às condições mínimas de
trabalho e direitos humanos é observado nesse setor. Com isso, diversas
organizações passaram a mudar sua forma de pensar e agir e, assim, o modelo
circular surge para alinhar a produção-consumo com a sustentabilidade. Diante
deste cenário, esse estudo tem como objetivo analisar o conhecimento dos
consumidores sobre economia circular e sua aplicabilidade no setor de moda,
assim como, seu comportamento de consumo de roupas no contexto circular.
Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva e quantitativa. Foi
utilizado o procedimento técnico de levantamento ou survey, por meio da
aplicação de um questionário para obter a percepção de consumidores.
Obteve-se um retorno de 415 respostas, sendo duas invalidadas. A análise dos
dados foi feita via estatística descritiva, por meio da análise de frequências. Os
principais resultados mostraram que os conceitos de economia circular e moda
circular ainda são desconhecidos pela maioria dos respondentes. Dentre os
hábitos de consumo sustentável, os relacionados à moda circular são os menos
praticados sendo que, para os que conhecem os conceitos do modelo circular,
os resultados foram mais positivos. Observou-se que no consumo de roupas
no contexto de moda circular, os fatores preço, redução do desperdício e
impactos negativos da produção no ambiente e o caimento da peça, foram os
mais ressaltados entre os respondentes. Por outro lado, os fatores que mais
desmotivaram uma compra foram a falta de conhecimento e acesso a marcas
que ofertem esse tipo de roupa, o preço e o visual da peça. A pesquisa contribui
ao identificar a percepção do consumidor sobre a moda circular, garantindo
informações relevantes às organizações, na aplicação de um modelo circular e
no alinhamento das estratégias para satisfação do cliente, bem como por
abordar um tema ainda pouco explorado na literatura. |