Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Patricia Guarnieri dos | - |
dc.contributor.author | Tsui, Cindy | - |
dc.identifier.citation | TSUI, Cindy. Moda circular: uma análise do conhecimento e comportamento de compras dos consumidores. 2021. 118 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A indústria da moda, apesar de contribuir consideravelmente para o
desenvolvimento econômico, é uma das grandes responsáveis pela poluição
ambiental, seja na produção dos tecidos e dos produtos finais, como no
descarte excessivo de roupas, devido ao consumo exacerbado no setor.
Frequentemente, muitos problemas de desrespeito às condições mínimas de
trabalho e direitos humanos é observado nesse setor. Com isso, diversas
organizações passaram a mudar sua forma de pensar e agir e, assim, o modelo
circular surge para alinhar a produção-consumo com a sustentabilidade. Diante
deste cenário, esse estudo tem como objetivo analisar o conhecimento dos
consumidores sobre economia circular e sua aplicabilidade no setor de moda,
assim como, seu comportamento de consumo de roupas no contexto circular.
Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva e quantitativa. Foi
utilizado o procedimento técnico de levantamento ou survey, por meio da
aplicação de um questionário para obter a percepção de consumidores.
Obteve-se um retorno de 415 respostas, sendo duas invalidadas. A análise dos
dados foi feita via estatística descritiva, por meio da análise de frequências. Os
principais resultados mostraram que os conceitos de economia circular e moda
circular ainda são desconhecidos pela maioria dos respondentes. Dentre os
hábitos de consumo sustentável, os relacionados à moda circular são os menos
praticados sendo que, para os que conhecem os conceitos do modelo circular,
os resultados foram mais positivos. Observou-se que no consumo de roupas
no contexto de moda circular, os fatores preço, redução do desperdício e
impactos negativos da produção no ambiente e o caimento da peça, foram os
mais ressaltados entre os respondentes. Por outro lado, os fatores que mais
desmotivaram uma compra foram a falta de conhecimento e acesso a marcas
que ofertem esse tipo de roupa, o preço e o visual da peça. A pesquisa contribui
ao identificar a percepção do consumidor sobre a moda circular, garantindo
informações relevantes às organizações, na aplicação de um modelo circular e
no alinhamento das estratégias para satisfação do cliente, bem como por
abordar um tema ainda pouco explorado na literatura. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia circular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Moda - sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - comportamento de compra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumo consciente | pt_BR |
dc.title | Moda circular : uma análise do conhecimento e comportamento de compras dos consumidores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T13:00:37Z | - |
dc.date.available | 2022-02-21T13:00:37Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29951 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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