Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29950
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CatharineGrazianiPedrosa_tcc.pdf427,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Engajamento no trabalho de docentes do ensino superior no contexto de pandemia
Autor(es): Pedrosa, Catharine Graziani
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Covid-19
Trabalho remoto
Teletrabalho
Trabalho - competências
Trabalho - desempenho humano
Docência
Ensino superior
Data de apresentação: 27-Out-2021
Data de publicação: 21-Fev-2022
Referência: PEDROSA, Catharine Graziani. Engajamento no trabalho de docentes do ensino superior no contexto de pandemia. 2021. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Diante de um cenário de crise e instabilidade ocasionado pela COVID-19, a área da educação sofreu um grande impacto. Nesse sentido, professores precisaram se adaptar a novas formas de lecionar e trabalhar de modo remoto, o que influenciou as experiências vivenciadas em suas rotinas de trabalho. O presente estudo teve como objetivo identificar os níveis de engajamento de docentes do ensino superior no contexto de pandemia e as suas percepções sobre os principais recursos e demandas que afetam o engajamento no trabalho. Utilizou-se um questionário online, ao qual respondeu um total de 16 professores do curso de Administração da Universidade de Brasília. A análise dos dados foi realizada por meio de análises estatísticas descritivas e análise qualitativa com base em categorias baseadas no modelo de recursos e demandas. Os resultados revelaram que os docentes possuem escores moderados a altos de engajamento. Ao compará-los com estudos anteriores conduzidos com trabalhadores brasileiros, notou-se uma pontuação média mais baixa, o que pode ser atribuído a um cenário de crise global em decorrência da pandemia. De acordo com os participantes, as demandas laborais se itensificaram no novo cenário, gerando o aumento da carga de trabalho e do esforço físico empreendido em meio ao trabalho remoto. Por sua vez, recursos de trabalho como a autonomia e a oportunidade para se desenvolver profissionalmente surgiram como os mais expressivos para a experiência de engajamento dos docentes. O estudo pode contribuir para o entendimento das vivências de professores em meio a um contexto de adversidades e para a delimitação de ações mais assertivas que visem o aumento do nível de engajamento experienciado pelos profissionais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.