Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/29950
Título: | Engajamento no trabalho de docentes do ensino superior no contexto de pandemia |
Autor(es): | Pedrosa, Catharine Graziani |
Orientador(es): | Paschoal, Tatiane |
Assunto: | Covid-19 Trabalho remoto Teletrabalho Trabalho - competências Trabalho - desempenho humano Docência Ensino superior |
Data de apresentação: | 27-Out-2021 |
Data de publicação: | 21-Fev-2022 |
Referência: | PEDROSA, Catharine Graziani. Engajamento no trabalho de docentes do ensino superior no contexto de pandemia. 2021. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Diante de um cenário de crise e instabilidade ocasionado pela COVID-19, a área da
educação sofreu um grande impacto. Nesse sentido, professores precisaram se adaptar
a novas formas de lecionar e trabalhar de modo remoto, o que influenciou as
experiências vivenciadas em suas rotinas de trabalho. O presente estudo teve como
objetivo identificar os níveis de engajamento de docentes do ensino superior no contexto
de pandemia e as suas percepções sobre os principais recursos e demandas que afetam
o engajamento no trabalho. Utilizou-se um questionário online, ao qual respondeu um
total de 16 professores do curso de Administração da Universidade de Brasília. A análise
dos dados foi realizada por meio de análises estatísticas descritivas e análise qualitativa
com base em categorias baseadas no modelo de recursos e demandas. Os resultados
revelaram que os docentes possuem escores moderados a altos de engajamento. Ao
compará-los com estudos anteriores conduzidos com trabalhadores brasileiros, notou-se
uma pontuação média mais baixa, o que pode ser atribuído a um cenário de crise global
em decorrência da pandemia. De acordo com os participantes, as demandas laborais se
itensificaram no novo cenário, gerando o aumento da carga de trabalho e do esforço
físico empreendido em meio ao trabalho remoto. Por sua vez, recursos de trabalho como
a autonomia e a oportunidade para se desenvolver profissionalmente surgiram como os
mais expressivos para a experiência de engajamento dos docentes. O estudo pode
contribuir para o entendimento das vivências de professores em meio a um contexto de
adversidades e para a delimitação de ações mais assertivas que visem o aumento do
nível de engajamento experienciado pelos profissionais. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.