Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29950
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CatharineGrazianiPedrosa_tcc.pdf427,24 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPaschoal, Tatiane-
dc.contributor.authorPedrosa, Catharine Graziani-
dc.identifier.citationPEDROSA, Catharine Graziani. Engajamento no trabalho de docentes do ensino superior no contexto de pandemia. 2021. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractDiante de um cenário de crise e instabilidade ocasionado pela COVID-19, a área da educação sofreu um grande impacto. Nesse sentido, professores precisaram se adaptar a novas formas de lecionar e trabalhar de modo remoto, o que influenciou as experiências vivenciadas em suas rotinas de trabalho. O presente estudo teve como objetivo identificar os níveis de engajamento de docentes do ensino superior no contexto de pandemia e as suas percepções sobre os principais recursos e demandas que afetam o engajamento no trabalho. Utilizou-se um questionário online, ao qual respondeu um total de 16 professores do curso de Administração da Universidade de Brasília. A análise dos dados foi realizada por meio de análises estatísticas descritivas e análise qualitativa com base em categorias baseadas no modelo de recursos e demandas. Os resultados revelaram que os docentes possuem escores moderados a altos de engajamento. Ao compará-los com estudos anteriores conduzidos com trabalhadores brasileiros, notou-se uma pontuação média mais baixa, o que pode ser atribuído a um cenário de crise global em decorrência da pandemia. De acordo com os participantes, as demandas laborais se itensificaram no novo cenário, gerando o aumento da carga de trabalho e do esforço físico empreendido em meio ao trabalho remoto. Por sua vez, recursos de trabalho como a autonomia e a oportunidade para se desenvolver profissionalmente surgiram como os mais expressivos para a experiência de engajamento dos docentes. O estudo pode contribuir para o entendimento das vivências de professores em meio a um contexto de adversidades e para a delimitação de ações mais assertivas que visem o aumento do nível de engajamento experienciado pelos profissionais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordTrabalho remotopt_BR
dc.subject.keywordTeletrabalhopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho - competênciaspt_BR
dc.subject.keywordTrabalho - desempenho humanopt_BR
dc.subject.keywordDocênciapt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.titleEngajamento no trabalho de docentes do ensino superior no contexto de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T12:58:28Z-
dc.date.available2022-02-21T12:58:28Z-
dc.date.submitted2021-10-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29950-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.