Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29944
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BrunoDeAlencarRamosFernandes_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)713,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso público em UC’S : a prática de escalada em rocha no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e no Parque Estadual dos Pirineus
Autor(es): Fernandes, Bruno de Alencar Ramos
Orientador(es): Biali, Leonardo Job
Assunto: Alpinismo
Unidades de conservação da natureza
Turismo de aventura
Data de apresentação: 28-Out-2021
Data de publicação: 18-Fev-2022
Referência: FERNANDES, Bruno de Alencar Ramos. Uso público em UC’S: a prática de escalada em rocha no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e no Parque Estadual dos Pirineus. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O número de praticantes de escalada vem crescendo a cada ano e a popularização da escalada em rocha se torna importante na dinâmica de visitação de áreas naturais. Este trabalho comparou a atual situação política e legal da escalada em rocha no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e no Parque Estadual dos Pirineus. No primeiro, apresenta-se interesse no fomento da prática por parte dos gestores e da comunidade, enquanto no segundo, a baixa capacidade de gestão e discordâncias entre membros do conselho consultivo dificultam uma eficiente implantação da atividade. A prática da escalada se mostra importante elemento para impulsionamento do turismo de aventura, com significativo potencial para conservação. Foram compilados decretos, instruções normativas, contato direto com gestores e associações, a fim de compreender e comparar a situação dos dois parques, considerando os mecanismos legais atuais sobre a prática esportiva em áreas protegidas. De forma geral, a gestão participativa se apresenta como uma abordagem valiosa para eficiente implantação de uma atividade como a escalada em UC’s.
Abstract: The number of climbers is growing every year and the popularization of rock climbing becomes important in the dynamics of the visitation in natual areas. This work compared the current political and legal situation of rock climbing in the Chapada dos Veadeiros National Park and in the Pirineus State Park. In the first, there is interest in promoting the practice by managers and the community, while in the second, the management incapacity and disagreements between members of the advisory board hinder an efficient implementation of the activity. The practice of rock climbing is an important element to boost adventure tourism, with significant potential for conservation. Decrees, normative instructions, direct contact with managers and associations were compiled in order to understand and compare the situation of the two parks, considering the current legal mechanisms on the practice of sports in protected areas. In general, participatory management presents itself as a valuable approach for the efficient implementation of an activity such as rock climbing in protected areas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.