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Título: Ensino de biologia em prisões no Distrito Federal : perspectivas docentes sobre seus desafios e potencialidades
Autor(es): Souza, Mateus de Almeida de
Guedes, Marcos Henrique dos Santos
Orientador(es): Avanzi, Maria Rita
Coorientador(es): Cavalcante, Elisângela Caldas
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Prisioneiros - educação
Biologia - estudo e ensino
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 18-Fev-2022
Referência: SOUZA, Mateus de Almeida de; GUEDES, Marcos Henrique dos Santos. Ensino de biologia em prisões no Distrito Federal: perspectivas docentes sobre seus desafios e potencialidades. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente estudo busca compreender quais os principais desafios e potencialidades encontradas por professoras de biologia na Educação de Jovens e Adultos em prisões do Distrito Federal. Além disso, buscamos evidenciar particularidades do ensino de biologia nesses ambientes. Nosso principal referencial teórico foi Paulo Freire devido seu caráter humanista e sua educação libertadora e problematizadora. Buscamos por meio de rodas de conversa, realizadas no formato remoto, com três professoras da Secretaria de Educação do Distrito Federal nos inserir na realidade escolar prisional e compreender suas singularidades. Por sua característica qualitativa, a pesquisa utilizou-se da análise de conteúdo. A análise dos resultados evidenciou conteúdos de biologia desafiadores de serem lecionados nas prisões, alta rotatividade de alunos que dificulta o planejamento e escassez de recursos didáticos permitidos. Além dessas dificuldades, ficou nítido também a intensificação da problemática existente relacionada ao tempo disponível para os conteúdos nas prisões e desafios impostos pela pandemia de COVID-19. Em contrapartida, encontramos potencialidades do ensino de biologia na Educação de Jovens e Adultos em prisões, dentre elas a promoção de um espaço de liberdade nesses ambientes e o frequente uso do diálogo como ferramenta na transformação e ampliação da leitura de mundo por parte dos estudantes. O trabalho evidencia a importância do diálogo, muito utilizado pelas professoras, para estímulo da criticidade e autonomia do aluno. Por fim, encontramos um ensino real e necessário dentro de unidades prisionais, que auxilia na volta à sociedade por parte dos cidadãos privados de liberdade.
Abstract: This study seeks to understand the main challenges and potentials encountered by Biology teachers in Youth and Adult Education in prisons in the Federal District. In addition, we seek to highlight particularities of teaching in these environments. Our main theoretical reference was Paulo Freire’s due to its humanist character and its liberating and problematizing education. Through conversation circles, carried out in a remote format, with three teachers from the Federal District Department of Education, we seek to insert ourselves in the prison school reality and understand its singularities. Due to its qualitative characteristic, the research used content analysis. The analysis of the results evidenced challenging biology content to be taught in prisons, high student turnover that makes planning difficult and scarcity of allowed teaching resources. In addition to these difficulties, the intensification of the existing problem related to the time available for content in prisons and the challenges imposed by the COVID-19 pandemic was also clear. On the other hand, we find the potential of teaching biology in the Youth and Adults Education in prisons, including the promotion of a space of freedom in these environments and the frequent use of dialogue as a tool in transforming and expanding the reading of the world by students. The work reveals the importance of dialogue, widely used by teachers, to encourage criticality and student autonomy. Finally, we find a real and necessary education within prison units, which helps citizens deprived of liberty to return to society.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021.
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