Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29940
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MateusDeSouza_MarcosHenriqueGuedes_tcc.pdf570,22 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAvanzi, Maria Rita-
dc.contributor.authorSouza, Mateus de Almeida de-
dc.contributor.authorGuedes, Marcos Henrique dos Santos-
dc.identifier.citationSOUZA, Mateus de Almeida de; GUEDES, Marcos Henrique dos Santos. Ensino de biologia em prisões no Distrito Federal: perspectivas docentes sobre seus desafios e potencialidades. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca compreender quais os principais desafios e potencialidades encontradas por professoras de biologia na Educação de Jovens e Adultos em prisões do Distrito Federal. Além disso, buscamos evidenciar particularidades do ensino de biologia nesses ambientes. Nosso principal referencial teórico foi Paulo Freire devido seu caráter humanista e sua educação libertadora e problematizadora. Buscamos por meio de rodas de conversa, realizadas no formato remoto, com três professoras da Secretaria de Educação do Distrito Federal nos inserir na realidade escolar prisional e compreender suas singularidades. Por sua característica qualitativa, a pesquisa utilizou-se da análise de conteúdo. A análise dos resultados evidenciou conteúdos de biologia desafiadores de serem lecionados nas prisões, alta rotatividade de alunos que dificulta o planejamento e escassez de recursos didáticos permitidos. Além dessas dificuldades, ficou nítido também a intensificação da problemática existente relacionada ao tempo disponível para os conteúdos nas prisões e desafios impostos pela pandemia de COVID-19. Em contrapartida, encontramos potencialidades do ensino de biologia na Educação de Jovens e Adultos em prisões, dentre elas a promoção de um espaço de liberdade nesses ambientes e o frequente uso do diálogo como ferramenta na transformação e ampliação da leitura de mundo por parte dos estudantes. O trabalho evidencia a importância do diálogo, muito utilizado pelas professoras, para estímulo da criticidade e autonomia do aluno. Por fim, encontramos um ensino real e necessário dentro de unidades prisionais, que auxilia na volta à sociedade por parte dos cidadãos privados de liberdade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordPrisioneiros - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.titleEnsino de biologia em prisões no Distrito Federal : perspectivas docentes sobre seus desafios e potencialidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-18T14:11:24Z-
dc.date.available2022-02-18T14:11:24Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29940-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoCavalcante, Elisângela Caldas-
dc.description.abstract1This study seeks to understand the main challenges and potentials encountered by Biology teachers in Youth and Adult Education in prisons in the Federal District. In addition, we seek to highlight particularities of teaching in these environments. Our main theoretical reference was Paulo Freire’s due to its humanist character and its liberating and problematizing education. Through conversation circles, carried out in a remote format, with three teachers from the Federal District Department of Education, we seek to insert ourselves in the prison school reality and understand its singularities. Due to its qualitative characteristic, the research used content analysis. The analysis of the results evidenced challenging biology content to be taught in prisons, high student turnover that makes planning difficult and scarcity of allowed teaching resources. In addition to these difficulties, the intensification of the existing problem related to the time available for content in prisons and the challenges imposed by the COVID-19 pandemic was also clear. On the other hand, we find the potential of teaching biology in the Youth and Adults Education in prisons, including the promotion of a space of freedom in these environments and the frequent use of dialogue as a tool in transforming and expanding the reading of the world by students. The work reveals the importance of dialogue, widely used by teachers, to encourage criticality and student autonomy. Finally, we find a real and necessary education within prison units, which helps citizens deprived of liberty to return to society.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.