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Título: Currículo em movimento do Distrito Federal à luz da pedagogia histórico-crítica : análise da disciplina Ciências da Natureza do ensino fundamental
Autor(es): Brandt, Lizandra Costa Pereira
Orientador(es): Liporini, Thalita Quatrocchio
Assunto: Ensino fundamental
Currículo escolar
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 18-Fev-2022
Referência: BRANDT, Lizandra Costa Pereira. Currículo em movimento do Distrito Federal à luz da pedagogia histórico-crítica: análise da disciplina Ciências da Natureza do ensino fundamental. 2021. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente pesquisa acerca do Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal (CMDF) obteve caráter qualitativo, de análise documental, em que foram analisados os pressupostos teóricos que compõem o CMDF, em ambas versões, as do ano de 2014 e de 2018, com o objetivo primordial de investigar, para a disciplina Ciências da Natureza (Ensino Fundamental – Anos Finais), a parte teórica do documento, que alega ser embasada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e Psicologia Histórico-Cultural (PsiHC), e fazer inferências sobre o mesmo, e como objetivo secundário, verificar a articulação entre o CMDF e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Desta maneira, as perguntas de pesquisa que orientaram este trabalho são: quais são os fundamentos teóricos que embasam o Currículo em Movimento, especificamente da disciplina escolar Ciências da Natureza? Esses pressupostos estão de acordo com os fundamentos Pedagogia Histórico-Crítica? Para a análise foram utilizadas concepções a priori acerca do trabalho pedagógico (LIPORINI, 2020), em que serão comparadas as definidas para a PHC e as identificadas no Currículo em Movimento, ambas versões, sendo elas: concepção de homem, escola, ensino, aprendizagem, conhecimento, Ciências, currículo, formação humana e trabalho. A partir das análises foi verificada uma discordância entre os pressupostos teóricos previstos no CMDF e a Pedagogia Histórico-Crítica, e foram sugeridas outras teorias pedagógicas mais coerentes que poderiam fazer parte do referencial teórico do Currículo. Como fruto da investigação, foram encontradas no documento do Currículo abordagens construtivistas e multiculturalistas, tais como o Ensino por Investigação, Ensino por Descoberta e neotecnicismo, em detrimento da teoria pedagógica histórico-crítica.
Abstract: The present research on the Curriculum in Movement of Basic Education of the Federal District (CMDF) has a qualitative character, of documental analysis, in which the theoretical assumptions that make up the CMDF were analyzed, in both versions, those of the year 2014 and 2018, with the primary objective of investigating, for the Nature Sciences school subject (Elementary Education – Final Years), the theoretical part of the document, which claims to be Historical-Critical Pedagogy (PHC) and Historical- Cultural Psychology (PsiHC), and make inferences about it, and as a secondary objective, verify the articulation between the CMDF and the Common National Curriculum Base (2017). Thus, the research questions that guided the research are: what are the theoretical foundations that support the Curriculum in Movement, specifically the Nature Sciences school subject? Are these assumptions in agreement with the Historical-Critical Pedagogy fundamentals? For the analysis, a priori conceptions about the pedagogical work were used (LIPORINI, 2020), in which those defined for the PHC will be compared with those identified in the Curriculum in Movement, both versions, namely: conception of man, school, teaching, learning, knowledge, Science, curriculum, human formation and work. From the analysis, a disagreement were verified between the theoretical assumptions foreseen in the CMDF and the Historical-Critical Pedagogy, and other more coherent pedagogical theories were suggested to become part of the theoretical framework of the Curriculum. As a result of the investigation, constructivist and multiculturalist approaches were found in the Curriculum document, such as Teaching by Investigation, Teaching by Discovery and neotechnicism, to the detriment of the historical-critical pedagogical theory.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021.
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