Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Liporini, Thalita Quatrocchio | - |
dc.contributor.author | Brandt, Lizandra Costa Pereira | - |
dc.identifier.citation | BRANDT, Lizandra Costa Pereira. Currículo em movimento do Distrito Federal à luz da pedagogia histórico-crítica: análise da disciplina Ciências da Natureza do ensino fundamental. 2021. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa acerca do Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito
Federal (CMDF) obteve caráter qualitativo, de análise documental, em que foram
analisados os pressupostos teóricos que compõem o CMDF, em ambas versões, as do ano
de 2014 e de 2018, com o objetivo primordial de investigar, para a disciplina Ciências da
Natureza (Ensino Fundamental – Anos Finais), a parte teórica do documento, que alega
ser embasada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e Psicologia Histórico-Cultural
(PsiHC), e fazer inferências sobre o mesmo, e como objetivo secundário, verificar a
articulação entre o CMDF e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Desta maneira,
as perguntas de pesquisa que orientaram este trabalho são: quais são os fundamentos
teóricos que embasam o Currículo em Movimento, especificamente da disciplina escolar
Ciências da Natureza? Esses pressupostos estão de acordo com os fundamentos
Pedagogia Histórico-Crítica? Para a análise foram utilizadas concepções a priori acerca
do trabalho pedagógico (LIPORINI, 2020), em que serão comparadas as definidas para a
PHC e as identificadas no Currículo em Movimento, ambas versões, sendo elas:
concepção de homem, escola, ensino, aprendizagem, conhecimento, Ciências, currículo,
formação humana e trabalho. A partir das análises foi verificada uma discordância entre
os pressupostos teóricos previstos no CMDF e a Pedagogia Histórico-Crítica, e foram
sugeridas outras teorias pedagógicas mais coerentes que poderiam fazer parte do
referencial teórico do Currículo. Como fruto da investigação, foram encontradas no
documento do Currículo abordagens construtivistas e multiculturalistas, tais como o
Ensino por Investigação, Ensino por Descoberta e neotecnicismo, em detrimento da teoria
pedagógica histórico-crítica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Currículo em movimento do Distrito Federal à luz da pedagogia histórico-crítica : análise da disciplina Ciências da Natureza do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T14:01:33Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T14:01:33Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29939 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research on the Curriculum in Movement of Basic Education of the Federal
District (CMDF) has a qualitative character, of documental analysis, in which the
theoretical assumptions that make up the CMDF were analyzed, in both versions, those
of the year 2014 and 2018, with the primary objective of investigating, for the Nature
Sciences school subject (Elementary Education – Final Years), the theoretical part of the
document, which claims to be Historical-Critical Pedagogy (PHC) and Historical-
Cultural Psychology (PsiHC), and make inferences about it, and as a secondary objective,
verify the articulation between the CMDF and the Common National Curriculum Base
(2017). Thus, the research questions that guided the research are: what are the theoretical
foundations that support the Curriculum in Movement, specifically the Nature Sciences
school subject? Are these assumptions in agreement with the Historical-Critical Pedagogy
fundamentals? For the analysis, a priori conceptions about the pedagogical work were
used (LIPORINI, 2020), in which those defined for the PHC will be compared with those
identified in the Curriculum in Movement, both versions, namely: conception of man,
school, teaching, learning, knowledge, Science, curriculum, human formation and work.
From the analysis, a disagreement were verified between the theoretical assumptions
foreseen in the CMDF and the Historical-Critical Pedagogy, and other more coherent
pedagogical theories were suggested to become part of the theoretical framework of the
Curriculum. As a result of the investigation, constructivist and multiculturalist approaches
were found in the Curriculum document, such as Teaching by Investigation, Teaching by
Discovery and neotechnicism, to the detriment of the historical-critical pedagogical
theory. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|