Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Avanzi, Maria Rita | - |
dc.contributor.author | Silva, Claysson Henrique de Aguiar | - |
dc.contributor.author | Silva, Natanael Sales | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Claysson Henrique de Aguiar; SILVA, Natanael Sales. Sensibilização e conhecimento com o ambiente: uma revisão sobre sobre trilha da vida. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A espécie humana se relaciona com a natureza e a transforma para atender suas
necessidades. Essas transformações, em algumas ocasiões, resultam em diferentes
impactos ambientais, em consequência do modelo de desenvolvimento exploratório
adotado pelas sociedades capitalistas. No âmbito da Educação Ambiental, as trilhas
perceptivas e interpretativas são vistas como caminho para sensibilização, que pode
despertar mudanças de atitudes das pessoas em relação ao ambiente em que vivem.
Dentro desse contexto de trilhas, uma metodologia chamada Trilha da Vida, idealizada
por José Matarezi, visa despertar nos participantes uma consciência crítica da relação
da sociedade com a natureza, de forma a ter uma maior conexão consigo, com os
outros e com o lugar onde vivem em todos seus níveis - social, cultural e histórico.
Desenvolvida como uma pesquisa bibliográfica, esta investigação analisou nove
trabalhos publicados entre os anos de 2006 e 2020 que relatam experiências
empíricas pautadas na Trilha da Vida, com o objetivo de identificar sua contribuição
para a sensibilização e conhecimento dos participantes da trilha em relação ao
ambiente, em sua complexidade. A análise buscou identificar categorias emergentes
nos trabalhos selecionados relacionadas a: atributos socioculturais destacados nas
trilhas; importância atribuída às trilhas pelos autores; descrição do processo de
sensibilização; mudanças de perspectiva dos participantes relatadas nos trabalhos.
Foi identificada uma diversidade de adaptações das trilhas quando comparadas à
proposta da Trilha da Vida, de acordo com o contexto em que estiveram inseridas. Os
trabalhos foram desenvolvidos com uma variedade de participantes, em diversas
localidades e com diferentes objetivos pedagógicos. Os resultados apontam para a
contribuição da metodologia da Trilha da Vida para a sensibilização dos participantes,
levando a um pensamento crítico em relação aos problemas ambientais e se
percebendo como agente da conservação, proporcionando valorização dos sentidos
e do corpo, gerando autoconhecimento e reflexão sobre o processo sociohistórico da
relação sociedade-natureza. Pode-se concluir que a metodologia Trilha da Vida possui
potencial para desenvolver a conexão entre participantes e natureza, por meio dos
sentidos, em diferentes ambientes e contextos sociais, levando à valorização das
diversidades biológicas e culturais, além de promover sensibilização e compreensão
de seus papéis como agentes da conservação ambiental. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conservação da natureza | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consciência ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Meio ambiente | pt_BR |
dc.title | Sensibilização e conhecimento com o ambiente : uma revisão sobre sobre trilha da vida | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T13:46:50Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T13:46:50Z | - |
dc.date.submitted | 2020-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29937 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The human species relates to nature and transforms it to meet its needs. These
transformations, on some occasions, result in different environmental impacts, as a
result of the exploratory development model adopted by capitalist societies. In the
context of Environmental Education, the perceptual and interpretive trails are seen as
a way to raise awareness, which can awaken changes in people's attitudes towards
the environment in which they live. Within this context of trails, a methodology called
the Trilha da Vida, devised by José Matarezi, aims to awaken in the participants a
critical awareness of society's relationship with nature, in order to have a greater
connection with themselves, with others and with the place where they live at all levels
- social, cultural and historical. Developed as a bibliographic research, this
investigation analyzed nine works published between the years 2006 and 2020 that
report empirical experiences based on the Trilha da Vida, in order to identify their
contribution to the awareness and knowledge of the trail participants in relation to the
environment, in their complexity. The analysis sought to identify emerging categories
in the selected works related to: socio-cultural attributes highlighted on the trails;
importance attributed to the trails by the authors; description of the awareness process;
changes in the perspective of the participants reported in the works. A diversity of
adaptations of the trails was identified when compared to the proposal of the Trilha da
Vida, according to the context in which they were inserted. The works were developed
with a variety of participants, in different locations and with different pedagogical
objectives. The results point to the contribution of Trilha da Vida methodology to raise
the awareness of participants, leading to critical thinking in relation to environmental
problems and perceiving themselves as a conservation agent, providing appreciation
of the senses and the body, generating self-knowledge and reflection on the socio-
historical process of society-nature relationship. It can be concluded that the Trilha da Vida methodology has potential for developing participants and nature connection,
through the senses, in different environments and social contexts, enhancement of
biological and cultural diversity, in addition to promoting awareness and understanding
of their roles as agents of environmental conservation. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|