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Título: O sistema de classificação dos seres vivos em domínios e o grupo Archaea em livros de ensino médio
Autor(es): Menezes, Lucas Batista
Barbosa, Maria Amélia Laranjeira
Orientador(es): Kyaw, Cynthia Maria
Assunto: Biologia - estudo e ensino
Livros didáticos
Evolução (Biologia)
Filogenia
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 18-Fev-2022
Referência: MENEZES, Lucas Batista; BARBOSA, Maria Amélia Laranjeira. O sistema de classificação dos seres vivos em domínios e o grupo Archaea em livros de ensino médio. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciada em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O ensino de ciências desempenha uma função essencial no desenvolvimento da linguagem científica e do senso crítico no âmbito escolar e social dos estudantes. Esse papel da ciência deve ser refletido no processo de elaboração dos livros didáticos, visto que esses representam a principal ferramenta pedagógica utilizada no ambiente escolar. Dessa forma, é preciso que os livros didáticos forneçam informações contextualizadas e atualizadas com os avanços que surgem na ciência, principalmente nos conteúdos em constante atualização como a Sistemática. Essa área da biologia permitiu por muitos anos a catalogação e a descrição inicial da grande biodiversidade do planeta. Além disso, a sistemática moderna permitiu a maior compreensão da dinâmica evolutiva que gera a diversidade biológica e a determinação de relações de parentesco entre os organismos. O objetivo deste trabalho foi analisar os conteúdos de Sistemática nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNDL/2018) com foco na classificação dos três domínios (proposta por Woese) e o domínio Archaea. Para este fim, foram investigados: os sistemas de classificação adotados nos livros; o histórico da sistemática; a qualidade dos conteúdos e imagens; abordagem do domínio Archaea. Podemos notar uma preferência pela adoção do sistema de Margulis e Schwartz nos livros. Apenas dois livros adotam o sistema de três domínios, no entanto, esse é apresentado em associação a outros sistemas de classificação. O domínio Archaea é abordado em todos os livros, porém há pouca informação sobre esses organismos que são comumente relacionados a ambientes extremos. Além de serem referidos erroneamente como arqueobactérias em alguns livros. Dessa forma, devido ao caráter dinâmico da sistemática é preciso a atualização dos livros didáticos em consonância com estudos mais recentes da área, com o objetivo de evitar erros conceituais relacionados às características gerais e filogenia dos organismos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2020.
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