Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Kyaw, Cynthia Maria | - |
dc.contributor.author | Menezes, Lucas Batista | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Maria Amélia Laranjeira | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Lucas Batista; BARBOSA, Maria Amélia Laranjeira. O sistema de classificação dos seres vivos em domínios e o grupo Archaea em livros de ensino médio. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciada em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de ciências desempenha uma função essencial no desenvolvimento da linguagem
científica e do senso crítico no âmbito escolar e social dos estudantes. Esse papel da ciência
deve ser refletido no processo de elaboração dos livros didáticos, visto que esses representam
a principal ferramenta pedagógica utilizada no ambiente escolar. Dessa forma, é preciso que
os livros didáticos forneçam informações contextualizadas e atualizadas com os avanços que
surgem na ciência, principalmente nos conteúdos em constante atualização como a Sistemática.
Essa área da biologia permitiu por muitos anos a catalogação e a descrição inicial da grande
biodiversidade do planeta. Além disso, a sistemática moderna permitiu a maior compreensão
da dinâmica evolutiva que gera a diversidade biológica e a determinação de relações de
parentesco entre os organismos. O objetivo deste trabalho foi analisar os conteúdos de
Sistemática nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático
(PNDL/2018) com foco na classificação dos três domínios (proposta por Woese) e o domínio
Archaea. Para este fim, foram investigados: os sistemas de classificação adotados nos livros; o
histórico da sistemática; a qualidade dos conteúdos e imagens; abordagem do domínio
Archaea. Podemos notar uma preferência pela adoção do sistema de Margulis e Schwartz nos
livros. Apenas dois livros adotam o sistema de três domínios, no entanto, esse é apresentado
em associação a outros sistemas de classificação. O domínio Archaea é abordado em todos os
livros, porém há pouca informação sobre esses organismos que são comumente relacionados a
ambientes extremos. Além de serem referidos erroneamente como arqueobactérias em alguns
livros. Dessa forma, devido ao caráter dinâmico da sistemática é preciso a atualização dos
livros didáticos em consonância com estudos mais recentes da área, com o objetivo de evitar
erros conceituais relacionados às características gerais e filogenia dos organismos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evolução (Biologia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filogenia | pt_BR |
dc.title | O sistema de classificação dos seres vivos em domínios e o grupo Archaea em livros de ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T13:39:19Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T13:39:19Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29936 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
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