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dc.contributor.advisorKyaw, Cynthia Maria-
dc.contributor.authorMenezes, Lucas Batista-
dc.contributor.authorBarbosa, Maria Amélia Laranjeira-
dc.identifier.citationMENEZES, Lucas Batista; BARBOSA, Maria Amélia Laranjeira. O sistema de classificação dos seres vivos em domínios e o grupo Archaea em livros de ensino médio. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciada em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de ciências desempenha uma função essencial no desenvolvimento da linguagem científica e do senso crítico no âmbito escolar e social dos estudantes. Esse papel da ciência deve ser refletido no processo de elaboração dos livros didáticos, visto que esses representam a principal ferramenta pedagógica utilizada no ambiente escolar. Dessa forma, é preciso que os livros didáticos forneçam informações contextualizadas e atualizadas com os avanços que surgem na ciência, principalmente nos conteúdos em constante atualização como a Sistemática. Essa área da biologia permitiu por muitos anos a catalogação e a descrição inicial da grande biodiversidade do planeta. Além disso, a sistemática moderna permitiu a maior compreensão da dinâmica evolutiva que gera a diversidade biológica e a determinação de relações de parentesco entre os organismos. O objetivo deste trabalho foi analisar os conteúdos de Sistemática nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNDL/2018) com foco na classificação dos três domínios (proposta por Woese) e o domínio Archaea. Para este fim, foram investigados: os sistemas de classificação adotados nos livros; o histórico da sistemática; a qualidade dos conteúdos e imagens; abordagem do domínio Archaea. Podemos notar uma preferência pela adoção do sistema de Margulis e Schwartz nos livros. Apenas dois livros adotam o sistema de três domínios, no entanto, esse é apresentado em associação a outros sistemas de classificação. O domínio Archaea é abordado em todos os livros, porém há pouca informação sobre esses organismos que são comumente relacionados a ambientes extremos. Além de serem referidos erroneamente como arqueobactérias em alguns livros. Dessa forma, devido ao caráter dinâmico da sistemática é preciso a atualização dos livros didáticos em consonância com estudos mais recentes da área, com o objetivo de evitar erros conceituais relacionados às características gerais e filogenia dos organismos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordEvolução (Biologia)pt_BR
dc.subject.keywordFilogeniapt_BR
dc.titleO sistema de classificação dos seres vivos em domínios e o grupo Archaea em livros de ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-18T13:39:19Z-
dc.date.available2022-02-18T13:39:19Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29936-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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