Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/29935
Título: | Percepções de professores acerca de uma didática criativa no ensino de Ciências Naturais |
Autor(es): | Rangel, Bruna Ribeiro |
Orientador(es): | Basto, Renata Muniz Prado |
Assunto: | Ensino fundamental Ciência e tecnologia Ciências Naturais |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 18-Fev-2022 |
Referência: | RIBEIRO, Bruna Rangel. Percepções de professores acerca de uma didática criativa no ensino de Ciências Naturais. 2020. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Com os rápidos avanços científicos e tecnológicos de uma sociedade complexa e incerta, a educação dos jovens precisa ser direcionada para a resolução de problemas. O professor tem capacidade de estimular os estudantes a desenvolverem o potencial criativo ao aplicar o ensino de ciências naturais a partir de abordagens apropriadas e condizentes com a atualidade, dessa forma, é possível oferecer oportunidades de crescimento e transformação a nível de indivíduo e de sociedade. O presente estudo apresenta a percepção de quatro professores de ciências naturais do ensino fundamental de três escolas diferentes localizadas no Distrito Federal em relação a abordagens de ensino que promovam a criatividade em sala de aula e as implicações dessas abordagens. Os participantes destacam as suas percepções de criatividade como
positivas na docência, trazem tópicos sobre os diversos fatores que influenciam na implementação de um ensino que promova a criatividade e também ressaltam as dificuldades encontradas. Os professores percebem o ensino criativo como promotor de um futuro de crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal. É identificado que os professores não compreendem a criatividade como área de estudo e indicam essa lacuna na formação acadêmica. Dessa maneira, entende-se que a implementação de um ensino criativo deve
considerar a combinação dos diversos fatores sociais, culturais, históricos e econômicos, características individuais e ambientais, tanto na formação dos alunos do ensino fundamental quanto na formação profissional inicial e na continuada dos docente, além de diversos outros fatores que podem impactar o ensino. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.