Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Basto, Renata Muniz Prado | - |
dc.contributor.author | Rangel, Bruna Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Bruna Rangel. Percepções de professores acerca de uma didática criativa no ensino de Ciências Naturais. 2020. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com os rápidos avanços científicos e tecnológicos de uma sociedade complexa e incerta, a educação dos jovens precisa ser direcionada para a resolução de problemas. O professor tem capacidade de estimular os estudantes a desenvolverem o potencial criativo ao aplicar o ensino de ciências naturais a partir de abordagens apropriadas e condizentes com a atualidade, dessa forma, é possível oferecer oportunidades de crescimento e transformação a nível de indivíduo e de sociedade. O presente estudo apresenta a percepção de quatro professores de ciências naturais do ensino fundamental de três escolas diferentes localizadas no Distrito Federal em relação a abordagens de ensino que promovam a criatividade em sala de aula e as implicações dessas abordagens. Os participantes destacam as suas percepções de criatividade como
positivas na docência, trazem tópicos sobre os diversos fatores que influenciam na implementação de um ensino que promova a criatividade e também ressaltam as dificuldades encontradas. Os professores percebem o ensino criativo como promotor de um futuro de crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal. É identificado que os professores não compreendem a criatividade como área de estudo e indicam essa lacuna na formação acadêmica. Dessa maneira, entende-se que a implementação de um ensino criativo deve
considerar a combinação dos diversos fatores sociais, culturais, históricos e econômicos, características individuais e ambientais, tanto na formação dos alunos do ensino fundamental quanto na formação profissional inicial e na continuada dos docente, além de diversos outros fatores que podem impactar o ensino. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência e tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências Naturais | pt_BR |
dc.title | Percepções de professores acerca de uma didática criativa no ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T13:32:19Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T13:32:19Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29935 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|