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Título: Desafios do ensino remoto de botânica para a educação de jovens e adultos sob a perspectiva de professores do Distrito Federal
Autor(es): Mangabeira, Karen Stephanie de Souza
Orientador(es): Russo, Cristiane Rodrigues Menezes
Assunto: Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Botânica - estudo e ensino
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 18-Fev-2022
Referência: MANGABEIRA, Karen Stephanie de Souza. Desafios do ensino remoto de botânica para a educação de jovens e adultos sob a perspectiva de professores do Distrito Federal. 2021. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho consistiu em diagnosticar, por meio de uma pesquisa qualitativa as principais dificuldades no ensino de botânica da ação mediadora das professoras e professores que atuam e/ou atuaram no Ensino Remoto Emergencial (ERE) devido à situação de isolamento social. O grupo investigado abrangeu professores de Ciências/Biologia da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) atuantes em escolas públicas do Distrito Federal localizadas em diferentes regiões administrativas (RAs). A partir dos dados obtidos do Questionário Semiestruturado (QS) constatou-se que os desafios relacionados com a tecnologia foi o aspecto que mais afetou o processo de ensino-aprendizagem, e que tais dificuldades afetam diretamente o ensino de Botânica, segundo os Professores Participantes (PPs). Foi constatado que os professores de modo geral possuem uma visão mais voltada para os aspectos ecológicos da Botânica e não consideram outros domínios importantes nos quais a Botânica está inserida, podendo acarretar em perda de conhecimento e intensificação da “cegueira botânica” nos alunos. Analisou-se que apesar dos PPs afirmarem que grande parte dos alunos da EJA possuem familiaridade com as plantas, objetivos específicos relacionadas com o ensino de Botânica não são plenamente contemplados em sala. Constatou-se a partir das respostas dos participantes que houve baixa interação no ERE, que está correlacionado com diversos fatores como a falta de equipamento e internet adequados. A carência de suporte tecnológico, tanto para os professores da EJA quanto para os alunos, resulta em dificuldades de participação das atividades propostas e consequentemente no distanciamento entre o aluno com o processo de aprendizado.
Abstract: The research consists of diagnosing, through qualitative research the main difficulties in teaching botany of the mediating action of teachers who work and/or have worked in Remote Emergency Education (ERE) due to the situation of social isolation. The investigated group included Science/Biology teachers of the Youth and Adult Education (EJA) modality working in public schools in the Federal District located in different administrative regions (RAs). From the data obtained from the Semi-structured Questionnaire (QS) it was found that the challenges related to technology were the aspect that most affected the teaching-learning process, and that such difficulties directly affect the teaching of Botany, according to the Participating Teachers (PPs). It was analyzed that teachers in general have a more focused view of the ecological aspects of Botany and do not consider some other important domains in which Botany is inserted, which can lead to loss of knowledge and intensification of “botanical blindness” in students. It was analyzed that despite the PPs claiming that most EJA students are familiar with the plants, they end up not working on several specific objectives related to the teaching of Botany in their classes, possibly due to the “botanical blindness” present in the teachers themselves. It was found from the participants' answers that there was low interaction in the ERE, which is correlated with several factors such as the lack of adequate equipment and internet. The lack of technological support, both for EJA teachers and students, results in difficulties in participating in the proposed activities and, consequently, in the distance between the student and the learning process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021.
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