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dc.contributor.advisorRusso, Cristiane Rodrigues Menezes-
dc.contributor.authorMangabeira, Karen Stephanie de Souza-
dc.identifier.citationMANGABEIRA, Karen Stephanie de Souza. Desafios do ensino remoto de botânica para a educação de jovens e adultos sob a perspectiva de professores do Distrito Federal. 2021. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consistiu em diagnosticar, por meio de uma pesquisa qualitativa as principais dificuldades no ensino de botânica da ação mediadora das professoras e professores que atuam e/ou atuaram no Ensino Remoto Emergencial (ERE) devido à situação de isolamento social. O grupo investigado abrangeu professores de Ciências/Biologia da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) atuantes em escolas públicas do Distrito Federal localizadas em diferentes regiões administrativas (RAs). A partir dos dados obtidos do Questionário Semiestruturado (QS) constatou-se que os desafios relacionados com a tecnologia foi o aspecto que mais afetou o processo de ensino-aprendizagem, e que tais dificuldades afetam diretamente o ensino de Botânica, segundo os Professores Participantes (PPs). Foi constatado que os professores de modo geral possuem uma visão mais voltada para os aspectos ecológicos da Botânica e não consideram outros domínios importantes nos quais a Botânica está inserida, podendo acarretar em perda de conhecimento e intensificação da “cegueira botânica” nos alunos. Analisou-se que apesar dos PPs afirmarem que grande parte dos alunos da EJA possuem familiaridade com as plantas, objetivos específicos relacionadas com o ensino de Botânica não são plenamente contemplados em sala. Constatou-se a partir das respostas dos participantes que houve baixa interação no ERE, que está correlacionado com diversos fatores como a falta de equipamento e internet adequados. A carência de suporte tecnológico, tanto para os professores da EJA quanto para os alunos, resulta em dificuldades de participação das atividades propostas e consequentemente no distanciamento entre o aluno com o processo de aprendizado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordBotânica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.titleDesafios do ensino remoto de botânica para a educação de jovens e adultos sob a perspectiva de professores do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-18T13:21:03Z-
dc.date.available2022-02-18T13:21:03Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29934-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The research consists of diagnosing, through qualitative research the main difficulties in teaching botany of the mediating action of teachers who work and/or have worked in Remote Emergency Education (ERE) due to the situation of social isolation. The investigated group included Science/Biology teachers of the Youth and Adult Education (EJA) modality working in public schools in the Federal District located in different administrative regions (RAs). From the data obtained from the Semi-structured Questionnaire (QS) it was found that the challenges related to technology were the aspect that most affected the teaching-learning process, and that such difficulties directly affect the teaching of Botany, according to the Participating Teachers (PPs). It was analyzed that teachers in general have a more focused view of the ecological aspects of Botany and do not consider some other important domains in which Botany is inserted, which can lead to loss of knowledge and intensification of “botanical blindness” in students. It was analyzed that despite the PPs claiming that most EJA students are familiar with the plants, they end up not working on several specific objectives related to the teaching of Botany in their classes, possibly due to the “botanical blindness” present in the teachers themselves. It was found from the participants' answers that there was low interaction in the ERE, which is correlated with several factors such as the lack of adequate equipment and internet. The lack of technological support, both for EJA teachers and students, results in difficulties in participating in the proposed activities and, consequently, in the distance between the student and the learning process.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



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