Título: | Usos pedagógicos dos relatórios do Enem (1998 – 2012) : explorando a interface com o currículo |
Autor(es): | Chaves, Juca Dorea de Castro |
Orientador(es): | Santos, André Vitor Fernandes dos |
Assunto: | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Ensino médio Educação |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 18-Fev-2022 |
Referência: | DOREA, Juca de Castro Chaves. Usos pedagógicos dos relatórios do Enem (1998 – 2012): explorando a interface com o currículo. 2021. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) —Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Esse trabalho procura visibilizar informações pedagógicas presentes nos Relatórios
Pedagógicos (2009 – 2012) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para
evidenciar possibilidades de interpretações dos dados compilados nesses
documentos. A proposta foi realizada por meio da abordagem discursiva desenvolvida
pelo Grupo de Estudos em História do Currículo, da Universidade Federal do Rio de
Janeiro. Dessa forma, busca-se identificar regularidades discursivas sobre como são
tratados os resultados do Enem e quais são os endereçamentos — a quem se
destinam — os relatórios. Na análise dos relatórios publicados no período de 1998 a
2008 foi identificado que, antes do ano de 2001, os documentos visavam informar
instituições do mundo do trabalho e do ensino superior, posteriormente, passaram a
se voltar a professores e gestores. Outro aspecto avaliado foi a seção de análise das
respostadas dos itens objetivos no período 1998 a 2008, os relatórios apresentaram
as marcações dos itens agregados conforme as competências até a edição de 2000,
a partir desse relatório as respostas passam a ser analisada por item até a 2008, com
exceção da edição de 2005 que retoma o modelo de competências. Com as mudanças
implementadas a partir de 2009, tanto o Enem como os Relatórios Pedagógicos são
transformados de maneira significativa. Ao analisar as informações pedagógicas das
questões da área de Ciências da Natureza e as suas Tecnologias foram identificados
fatores que parecem agregar dificuldades causando um padrão de erro dos
participantes do Enem. Foram classificados os itens em que ou o objeto do
conhecimento, ou a operação cognitiva parece gerar algum padrão de erro nas
respostas dos participantes. Foram identificados conteúdos que parecem ser pouco
aprendidos na escola e se discute quais seriam os aspectos cognitivos que parecem
dificultar na marcação correta da questão. Se ratifica a importância de divulgar os
resultados dessas políticas, bem como de gerar formatos que visem diferentes
públicos como professores, gestores e estudantes. Levanta-se a questão de
pensarmos usos para os resultados dessa política de avaliação que se transforma em
meio à implementação da Base Nacional Comum Curricular, para melhor aproveitar
os dados gerados e pensar novas maneiras de significar os erros dos participantes do
Enem. |
Abstract: | This text aims to make visible the pedagogical information presented in the
Pedagogical Reports (2009 – 2012) of the National High School Exam in order to
highlight the possibilities of interpretation of the data compiled in these documents.
The research was carried out through the discursive approach developed by the
“Grupo de Estudos em História do Currículo” from the “Universidade Federal do Rio
de Janeiro”. We seek to identify discursive regularities on how the results of Enem are
treated and to whom these reports are addressed. In the analysis of the reports from
1998 to 2008, we identified that, before the year 2001, the documents aimed at
informing institutions of the labor market and college education, afterwards these
documents were directed to teachers and education managers. In the section
dedicated to the items analysis, the reports sometimes presented the aggregated data
according to the competences mobilized by the items, sometimes the documents took
as reference the abilities/skills that guided such items. With the changes implemented
in 2009, both Enem and the Pedagogical Reports were significantly transformed. By
analyzing the pedagogical information of the items applied in the area of Natural
Sciences and its Technologies, we identified some factor that seem to add difficulties,
causing a pattern of error by the Enem participants. We identified and classified items
in which the object of knowledge or the cognitive operation seem to generate these
patterns of error in the participants’ responses. We identified some contents thar seem
to be not well learned at school and the cognitive aspects that seem to hinder the
correct marking of the question were discussed. We argue on the importance of
disseminating the results of these policies, as well as generating reports regarding
different audiences such as teachers, administrators, and students. The study raises
the question of thinking about uses for the results of this evaluation policy, which is
transformed through the implementation of the National Common Core, in order to
make better use of the data generated and think new ways to signify the errors made
by Enem participants. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.