Título: | Desafios do ensino remoto emergencial de biologia na concepção de professores do ensino médio que são ou foram vinculados ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO - UnB |
Autor(es): | Silva, Ana Carolina Martins Gonçalves |
Orientador(es): | Lima, Consuelo Medeiros Rodrigues de |
Assunto: | Ensino à distância Biologia - estudo e ensino Ensino Remoto Emergencial (ERE) |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 18-Fev-2022 |
Referência: | SILVA, Ana Carolina Martins Gonçalves. Desafios do ensino remoto emergencial de biologia na concepção de professores do ensino médio que são ou foram vinculados ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO - UnB. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O mundo tem vivenciado um cenário pandêmico avassalador, cujos
desdobramentos levaram à modificações dramáticas em diferentes contextos,
individuais e/ou coletivos, das nossas vidas. O contexto Educacional envolve
muitos atores e, portanto, muitos são os afetados. Dessa forma, foram
implementadas alterações emergenciais com o intuito de dar continuidade ao
processo de ensino-aprendizagem, tentando, assim, preencher a lacuna aberta
pela falta da Escola. O ensino passou, abruptamente, do modo presencial para
a forma remota. Pensando nas questões envolvidas nesse processo, o objetivo
do presente estudo foi buscar identificar as principais dificuldades enfrentadas
para ensinar no modo remoto emergencial, na concepção de professores de
biologia do Ensino Médio da rede pública. Foi utilizado um método qualitativo,
sendo aplicado um questionário por meio da plataforma Google Forms, com
questões objetivas e subjetivas. O público-alvo foi constituído por docentes de
biologia que foram ou são vinculados ao Programa de Mestrado Profissional em
Ensino de Biologia (PROFBIO) da Universidade de Brasília, visto que estes,
obrigatoriamente, são professores da rede pública no exercício da função.
Responderam ao questionário 32 professores, sendo a grande maioria mulheres
(65,6%). Quando questionados sobre experiência prévia para lecionar de forma
remota, 68,8% responderam que não têm formação ou experiência. Entretanto,
100% dos respondentes estão dando aula remota através de um ou mais meio
de transmissão virtual como WhatsApp (78,1%), Google Classroom (71,9%),
Youtube (46,9%), Google Drive (43,8%), Zoom Meeting (37,5%), E-mail da turma
(18,8%); Redes Sociais (Facebook e Instagram) (15,6%), Microsoft Teams,
Moodle e Kahoot (12,5%) ou Google Meet (6,3%). No tocante às dificuldades
vivenciadas com o ensino remoto, as respostas foram: sobrecarga de trabalho
(81,3%), conexão de internet lenta e/ou instável (37,5%), dúvidas sobre as
abordagens metodológicas para ensinar biologia online (34,4%), ambiente
doméstico inapropriado para home office, questões ligadas à saúde mental,
insegurança quanto à gravação e uso não autorizado de imagem e voz (28,1%),
dificuldades no domínio das TDIC’s (18,8%). De forma geral, as respostas dos
participantes indicaram que são muitos os desafios enfrentados por esses
profissionais da educação, principalmente o fato de não se sentirem preparados
para atuar no modo remoto, tendo em vista que a grande maioria não tem
formação e/ou qualificação para tal. Esses resultados estão em consonância
com a maioria daqueles obtidos em outros estudos sobre esse tema. |
Abstract: | The world has been experiencing an overwhelming pandemic scenario,
whose consequences have led to dramatic changes in different contexts,
individual and/or collective, of our lives. The Educational context involves many
actors and, therefore, many are affected. Thus, emergency changes were
implemented in order to continue the teaching-learning process, thus trying to fill
the gap opened by the lack of the School. Teaching abruptly changed from face-
to-face to remote. Thinking about the issues involved in this process, the aim of
this study was to identify the main difficulties faced to teach in emergency remote
mode, in the conception of high school biology teachers in the public network. A
qualitative method was used, with a questionnaire being applied through the
Google Forms platform, with objective and subjective questions. The target
audience was made up of biology professors linked to the Professional Master's
Degree Program in Biology Teaching (PROFBIO) at the University of Brasília, as
these are, necessarily, public school teachers in the exercise of their function. 32
teachers answered the questionnaire, the vast majority of them women (65.6%).
When asked about previous experience to teach remotely, 68.8% responded that
they have no training or experience. However, 100% of respondents are teaching
remotely through one or more virtual transmission media such as WhatsApp
(78.1%), Google Classroom (71.9%), Youtube (46.9%), Google Drive (43, 8%),
Zoom Meeting (37.5%), Class email (18.8%); Social Networks (Facebook and
Instagram) (15.6%), Microsoft Teams, Moodle and Kahoot (12.5%) or Google
Meet (6.3%). Regarding the difficulties experienced with remote teaching, the
answers were: work overload (81.3%), slow and/or unstable internet connection
(37.5%), doubts about the methodological approaches to teaching biology online
(34 .4%), home environment inappropriate for the home office, issues related to
mental health, insecurity regarding recording and unauthorized use of image and
voice (28.1%), difficulties in mastering TDICs (18.8%). In general, the responses
of the participants indicated that there are many challenges faced by these
education professionals, especially the fact that they do not feel prepared to work
remotely, considering that the vast majority do not have training and/or
qualification to such. These results are in line with most of those obtained in other
studies on this topic. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021. |
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