Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29929
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FelipeTorresBrasilKuzniewski_tcc.pdf7,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação no ensino de biologia : novas propostas de práticas avaliativas e seus instrumentos
Autor(es): Kuzniewski, Felipe Torres Brasil
Orientador(es): Leite, José Roberto de Souza de Almeida
Coorientador(es): Moreira, Daniel Carneiro
Assunto: Biologia - estudo e ensino
Avaliação de aprendizagem
Educação - avaliação
Data de apresentação: 26-Out-2021
Data de publicação: 18-Fev-2022
Referência: KUZNIEWSKI, Felipe Torres Brasil. Avaliação no ensino de Biologia: novas propostas de práticas avaliativas e seus instrumentos. 2021. 252 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A avaliação é fundamental para uma prática pedagógica efetiva, que atinja o aprendizado do aluno de conceitos, habilidades, síntese e a forma de interagir com o mundo. Para que a avaliação seja efetiva, é necessário que ela rompa com o ensino tradicional, baseado na pedagogia do exame, em que o foco é classificação dos estudantes em reprovados/aprovados. Para essa ruptura, é essencial repensar a avaliação da aprendizagem, dar a ela um caráter formativo e reflexivo, transformando- a em uma ponte de diálogo entre aluno/professor. Nesta perspectiva, a avaliação está preocupada com o aprendizado do aluno, ela será utilizada de modo a dar informações ao professor sobre como está o processo de ensino aprendizagem do aluno para que a partir desses dados, o professor possa tomar uma decisão, utilizando-se do seu arcabouço teórico metodológico buscando a aprendizagem integral do aluno. Este trabalho teve como objetivo buscar práticas avaliativas e instrumentos inovadores no ensino de Biologia. Práticas essas que busquem a desconexão com o tradicional e apresentem um novo pensar sobre a avaliação em Biologia. Portanto, por meio de uma pesquisa bibliográfica tendo como base de dados o Google acadêmico, utilizou- se uma exposição exploratória e análise qualitativa. Foram encontrados instrumentos avaliativos que buscam inovar na prática avaliativa, como: portfólios reflexivos, o Vê epistemológico de Gowin, história em quadrinhos (HQs), jogos e produção de jogos, avaliação colaborativa (autoavaliação e heteroavaliação) e um aplicativo para construção de mapas conceituais (Cmaptools). Isto posto, este trabalho traz instrumentos avaliativos inovadores e que procuram fazer da prática avaliativa uma atividade reflexiva e formativa.
Abstract: Student assessment is essential for an effective pedagogical practice, which addresses the student's learning of concepts, skills, synthesis and interaction with the world. However, for the student assessment to be effective, it is necessary to break away from traditional methods, based on the pedagogy of the exam, whose purpose is to classify students into approved or failed. For this rupture to happen, it is essential to rethink the approach of learning methods, giving it a formative and reflective character and transforming it into a dialogue bridge between student and teacher. In this perspective, the student assessment is concerned with the student's learning, so it can be used to provide information to the teacher about the student's learning process. Therefore, based on student assessment data, the teacher can make a decision using their theoretical and methodological framework, seeking the integral learning of the student. Thus, this work aims to seek student assessment practices and innovative instruments in the teaching of Biology, mainly those that aim to disconnect from the traditional and present a novel approach to student assessment in Biology teaching. This work used an exploratory exposition and qualitative analysis strategy to analyze data retrieved from Google Scholar database. Innovative student assessment practices were found, such as reflective portfolios, Gowin's epistemological Vee, comic books, games and game production, collaborative evaluation (self-assessment and hetero-assessment) and an application to build concept maps (Cmaptools). In summary, this work identified innovative evaluative instruments that aim to turn the student assessment into a reflective and formative activity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.