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dc.contributor.advisorLeite, José Roberto de Souza de Almeida-
dc.contributor.authorKuzniewski, Felipe Torres Brasil-
dc.identifier.citationKUZNIEWSKI, Felipe Torres Brasil. Avaliação no ensino de Biologia: novas propostas de práticas avaliativas e seus instrumentos. 2021. 252 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA avaliação é fundamental para uma prática pedagógica efetiva, que atinja o aprendizado do aluno de conceitos, habilidades, síntese e a forma de interagir com o mundo. Para que a avaliação seja efetiva, é necessário que ela rompa com o ensino tradicional, baseado na pedagogia do exame, em que o foco é classificação dos estudantes em reprovados/aprovados. Para essa ruptura, é essencial repensar a avaliação da aprendizagem, dar a ela um caráter formativo e reflexivo, transformando- a em uma ponte de diálogo entre aluno/professor. Nesta perspectiva, a avaliação está preocupada com o aprendizado do aluno, ela será utilizada de modo a dar informações ao professor sobre como está o processo de ensino aprendizagem do aluno para que a partir desses dados, o professor possa tomar uma decisão, utilizando-se do seu arcabouço teórico metodológico buscando a aprendizagem integral do aluno. Este trabalho teve como objetivo buscar práticas avaliativas e instrumentos inovadores no ensino de Biologia. Práticas essas que busquem a desconexão com o tradicional e apresentem um novo pensar sobre a avaliação em Biologia. Portanto, por meio de uma pesquisa bibliográfica tendo como base de dados o Google acadêmico, utilizou- se uma exposição exploratória e análise qualitativa. Foram encontrados instrumentos avaliativos que buscam inovar na prática avaliativa, como: portfólios reflexivos, o Vê epistemológico de Gowin, história em quadrinhos (HQs), jogos e produção de jogos, avaliação colaborativa (autoavaliação e heteroavaliação) e um aplicativo para construção de mapas conceituais (Cmaptools). Isto posto, este trabalho traz instrumentos avaliativos inovadores e que procuram fazer da prática avaliativa uma atividade reflexiva e formativa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEducação - avaliaçãopt_BR
dc.titleAvaliação no ensino de biologia : novas propostas de práticas avaliativas e seus instrumentospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-18T12:03:10Z-
dc.date.available2022-02-18T12:03:10Z-
dc.date.submitted2021-10-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29929-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.contributor.advisorcoMoreira, Daniel Carneiro-
dc.description.abstract1Student assessment is essential for an effective pedagogical practice, which addresses the student's learning of concepts, skills, synthesis and interaction with the world. However, for the student assessment to be effective, it is necessary to break away from traditional methods, based on the pedagogy of the exam, whose purpose is to classify students into approved or failed. For this rupture to happen, it is essential to rethink the approach of learning methods, giving it a formative and reflective character and transforming it into a dialogue bridge between student and teacher. In this perspective, the student assessment is concerned with the student's learning, so it can be used to provide information to the teacher about the student's learning process. Therefore, based on student assessment data, the teacher can make a decision using their theoretical and methodological framework, seeking the integral learning of the student. Thus, this work aims to seek student assessment practices and innovative instruments in the teaching of Biology, mainly those that aim to disconnect from the traditional and present a novel approach to student assessment in Biology teaching. This work used an exploratory exposition and qualitative analysis strategy to analyze data retrieved from Google Scholar database. Innovative student assessment practices were found, such as reflective portfolios, Gowin's epistemological Vee, comic books, games and game production, collaborative evaluation (self-assessment and hetero-assessment) and an application to build concept maps (Cmaptools). In summary, this work identified innovative evaluative instruments that aim to turn the student assessment into a reflective and formative activity.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



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