Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Leite, José Roberto de Souza de Almeida | - |
dc.contributor.author | Kuzniewski, Felipe Torres Brasil | - |
dc.identifier.citation | KUZNIEWSKI, Felipe Torres Brasil. Avaliação no ensino de Biologia: novas propostas de práticas avaliativas e seus instrumentos. 2021. 252 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação é fundamental para uma prática pedagógica efetiva, que atinja o
aprendizado do aluno de conceitos, habilidades, síntese e a forma de interagir com o
mundo. Para que a avaliação seja efetiva, é necessário que ela rompa com o ensino
tradicional, baseado na pedagogia do exame, em que o foco é classificação dos
estudantes em reprovados/aprovados. Para essa ruptura, é essencial repensar a
avaliação da aprendizagem, dar a ela um caráter formativo e reflexivo, transformando-
a em uma ponte de diálogo entre aluno/professor. Nesta perspectiva, a avaliação está
preocupada com o aprendizado do aluno, ela será utilizada de modo a dar informações
ao professor sobre como está o processo de ensino aprendizagem do aluno para que
a partir desses dados, o professor possa tomar uma decisão, utilizando-se do seu
arcabouço teórico metodológico buscando a aprendizagem integral do aluno. Este
trabalho teve como objetivo buscar práticas avaliativas e instrumentos inovadores no
ensino de Biologia. Práticas essas que busquem a desconexão com o tradicional e
apresentem um novo pensar sobre a avaliação em Biologia. Portanto, por meio de
uma pesquisa bibliográfica tendo como base de dados o Google acadêmico, utilizou-
se uma exposição exploratória e análise qualitativa. Foram encontrados instrumentos
avaliativos que buscam inovar na prática avaliativa, como: portfólios reflexivos, o Vê
epistemológico de Gowin, história em quadrinhos (HQs), jogos e produção de jogos,
avaliação colaborativa (autoavaliação e heteroavaliação) e um aplicativo para
construção de mapas conceituais (Cmaptools). Isto posto, este trabalho traz
instrumentos avaliativos inovadores e que procuram fazer da prática avaliativa uma
atividade reflexiva e formativa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - avaliação | pt_BR |
dc.title | Avaliação no ensino de biologia : novas propostas de práticas avaliativas e seus instrumentos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T12:03:10Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T12:03:10Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29929 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Moreira, Daniel Carneiro | - |
dc.description.abstract1 | Student assessment is essential for an effective pedagogical practice, which
addresses the student's learning of concepts, skills, synthesis and interaction with the
world. However, for the student assessment to be effective, it is necessary to break
away from traditional methods, based on the pedagogy of the exam, whose purpose
is to classify students into approved or failed. For this rupture to happen, it is essential
to rethink the approach of learning methods, giving it a formative and reflective
character and transforming it into a dialogue bridge between student and teacher. In
this perspective, the student assessment is concerned with the student's learning, so
it can be used to provide information to the teacher about the student's learning
process. Therefore, based on student assessment data, the teacher can make a
decision using their theoretical and methodological framework, seeking the integral
learning of the student. Thus, this work aims to seek student assessment practices and
innovative instruments in the teaching of Biology, mainly those that aim to disconnect
from the traditional and present a novel approach to student assessment in Biology
teaching. This work used an exploratory exposition and qualitative analysis strategy to
analyze data retrieved from Google Scholar database. Innovative student assessment
practices were found, such as reflective portfolios, Gowin's epistemological Vee, comic
books, games and game production, collaborative evaluation (self-assessment and
hetero-assessment) and an application to build concept maps (Cmaptools). In
summary, this work identified innovative evaluative instruments that aim to turn the
student assessment into a reflective and formative activity. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|