Título: | Concepções de currículo escolar na formação inicial de professores de ciências e biologia |
Autor(es): | Silva, Jayne Araújo da |
Orientador(es): | Liporini, Thalita Quatrocchio |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Biologia - estudo e ensino Docência em formação Professores - formação |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 18-Fev-2022 |
Referência: | SILVA, Jayne Araújo da. Concepções de currículo escolar na formação inicial de professores de ciências e biologia. 2021. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) —Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como propósito investigar e analisar as
concepções que os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da
Universidade de Brasília detêm sobre o tema currículo escolar. Para isso, desenvolvemos
um estudo de caso, no qual questionários foram aplicados a estudantes cursantes dos
Estágios Supervisionados, os quais já obtiveram maiores abordagens educacionais no
curso. Os questionários foram analisados por meio da categorização das respostas dos
participantes, onde constatamos que as concepções acerca do currículo se centralizam em
um documento direcionador para o trabalho do docente, determinando conteúdos,
habilidades e competências para o planejamento do professor. Além disso, constatamos
também que a maioria dos participantes não tem noção do que se trata as teorias
curriculares e não tiveram contato com muitos autores da área. No mais, este trabalho nos
permitiu refletir acerca da formação inicial de professores de Ciências e Biologia
fornecida pela Universidade de Brasília. |
Abstract: | The purpose of this work for the Course Conclusion was to investigate and analyze the
conceptions that students of the Licentiate Degree in Biological Sciences at the University
of Brasília hold on the subject of school curriculum. For this, we developed a case study,
in which questionnaires were applied to students attending the Supervised Internships.
They have already obtained the major part of the educational approaches in the course.
The questionnaires were analyzed through a categorization of the participants' answers,
where we found that the conceptions about the curriculum are focused on a guiding
document for the teacher's work, defining contents, skills and competences for the
teacher's planning. In addition, we also found that most participants have no idea what
curriculum theories are about and they had no contact with many authors in the area.
Furthermore, this work allowed us to reflect on the initial training of Science and Biology
teachers provided by the University of Brasília. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.