Título: | A educação sexual nos livros didáticos de biologia do ensino médio disponibilizados pelo programa nacional do livro didático (PNLD) nos anos de 2018 e 2021. |
Autor(es): | Rabêlo Lima, Ana Carolina Azevedo Torres, Bruna |
Orientador(es): | Liporini, Thalita Quatrocchio |
Assunto: | Biologia - estudo e ensino Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Comportamento sexual Livros didáticos |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 18-Fev-2022 |
Referência: | LIMA, Ana Carolina Rabêlo; TORRES, Bruna Azevedo. A educação sexual nos livros didáticos de biologia do ensino médio disponibilizados pelo programa nacional do livro didático (PNLD) nos anos de 2018 e 2021. 2021. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente estudo apresenta uma análise a respeito da abordagem dos conteúdos
de Educação Sexual (ES) presentes nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino
Médio dos Programas Nacionais do Livro Didático (PNLD) de 2018 e 2021. A
pesquisa documental constou da análise de conteúdo de 1 coleção do PNLD de
2018 e 2 obras de 2021. Foram identificados quantitativo de conteúdos relacionados
a cada subárea da temática escolhida, de acordo com as diretrizes de cada PNLD.
Analisamos, também, o qualitativo de cada subárea do conteúdo de Educação
Sexual. Como resultado constatamos que as obras do PNLD de 2018 e 2021 são,
em geral, bem parecidas, possuindo diversos pontos em comum. Entretanto, são
incompletas e trazem apenas o conteúdo mínimo. Concluímos, então, que existe a
necessidade de recorrente revisão e avaliação dos Livros Didáticos nos conteúdos
referentes à ES, possibilitando a inclusão de temas que abranjam toda a extensão
da educação sexual, como a diversidade sexual e a questão de gênero. |
Abstract: | The study represents an analysis of the how high school biology didactic books, from
the National Programs of Didactic Books (PNLD) of 2018 and 2021, presents sexual
education contents. The documental research included the analysis of contents from
1 collection of PNLD of 2018 and two works from 2021. The quantitative element of
contents related to each sub-area of chosen themes were investigated, according to
the guidelines of each PNLD. We analysed, also, the qualitative element of each
sub-area of the contents of Sexual Education. As a result we found that the works
from PNLD from 2018 and 2021 are, in general, very alike, possessing multiple
points in common. However, they are incomplete and bring minimum content. In
conclusion, there is a necessity for recurrent revision and evaluation of the Didactic
Books in topics referring to Sexual Education, allowing the inclusion of themes that
incorporate the diversity of the subject in the future. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.