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Título: O avanço das novas mobilidades através dos aplicativos de entrega
Autor(es): Sanglard, Lucas Carvalho
Orientador(es): Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
Assunto: Aplicativo de entrega de delivery
Entregadores de alimentos por aplicativo
Entrega de alimentos por aplicativo
Mercado informal
Indústria 4.0
Pandemia
Aplicativos de transporte individual
Relações trabalhistas
Data de apresentação: 8-Nov-2021
Data de publicação: 14-Fev-2022
Referência: SANGLARD, Lucas Carvalho. O avanço das novas mobilidades através dos aplicativos de entrega. 2021. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As flexibilizações e precarizações provenientes da política adotada pelo governo brasileiro, evocaram o tema das novas mobilidades e seus efeitos são fenômenos que ditam a organização do espaço e ditam o cotidiano da população. Buscando entender as consequências deste processo, esta pesquisa tem por base a apresentação do cotidiano dos motoboys de aplicativos dos Distrito Federal, investigando e qualificando a qualidade de vida dos entregadores com base em diversos autores que investigam o fenômeno da tecnologia e consequentemente, sua influência no mercado de trabalho. Há primeiramente, uma contextualização histórica sobre a evolução dos meios de produção e o que alavancou a chamada “Industria 4.0”, que fomenta o mercado informal em tempos de crise. Foi realizada uma pesquisa de teor qualitativo para confirmar em prática o que é dito por pesquisadores que investigam a área, com base no contexto do aumento na quantidade de motoboys fomentada pela crise sanitária global, a pandemia do Coronavírus. Os resultados observados através da pesquisa confirmam aas argumentações apresentadas ao decorrer da pesquisa, onde é observado que a liberdade dada pelos aplicativos, são uma forma de mascarar a falta de direitos e a precarização do trabalho. O discurso vendido pelas multinacionais que dominam o mercado de entrega opção de se ter renda extra, não se mostra verídico, observando que os entregadores possuem alta dependência da renda obtida pelos aplicativos e, portanto, fonte principal de renda. Mesmo com as dificuldades de ser entregador, a amostra coletada apresentou índice de satisfação positiva, mas caso tivessem opção de entrar no mercado formal, ou seja, com carteira assinada, prefeririam exercer outra profissão. Concluindo, é observado que o trabalho realizado por plataformas pode ser regulado pelo Estado, como ocorreu em diversos países que passaram pelo conflito, garantindo o mínimo de seguridade social e qualidade de vida para os quem depende dos aplicativos para sobreviver.
Abstract: The flexibilization and precariousness resulting from the policy adopted by the Brazilian government evoked the theme of new mobilities and their effects are phenomena that dictate the organization of space and dictate the daily lives of the population. Seeking to understand the consequences of this process, this research is based on the presentation of the daily life of delivery bikers from applications in the Federal District, investigating and qualifying the quality of life of deliverymen based on several authors who investigate the phenomenon of technology and its influence on the job market. First, there is a historical context on the evolution of the means of production and what leveraged the so-called “Industry 4.0”, which fosters the informal market in times of crisis. A qualitative research was carried out to confirm in practice what is said by researchers investigating the area, based on the context of the increase in the number of delivery bikers fostered by the global health crisis, the coronavirus pandemic. The results observed through the research confirm the arguments of the authors, who observe that this freedom given by the applications is a way to mask the lack of rights and the precariousness of work. The discourse sold by multinationals corporations that dominate the delivery market, the option of having extra income, does not prove to be true, noting that couriers have a high dependence on the income obtained by the applications and, therefore, the main source of income. Even with the difficulties of being a delivery person, the collected sample showed a positive satisfaction rate, but if they had the option of entering the formal market, that is, with a formal contract, they would prefer to exercise another profession. In conclusion, it is observed that the work carried out by platforms can be regulated by the State, as happened in several countries that went through the conflict, guaranteeing a minimum of social security and quality of life for those who depend on applications to survive.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2021.
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