Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Araújo Sobrinho, Fernando Luiz | - |
dc.contributor.author | Sanglard, Lucas Carvalho | - |
dc.identifier.citation | SANGLARD, Lucas Carvalho. O avanço das novas mobilidades através dos aplicativos de entrega. 2021. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As flexibilizações e precarizações provenientes da política adotada pelo governo
brasileiro, evocaram o tema das novas mobilidades e seus efeitos são fenômenos que
ditam a organização do espaço e ditam o cotidiano da população. Buscando entender
as consequências deste processo, esta pesquisa tem por base a apresentação do
cotidiano dos motoboys de aplicativos dos Distrito Federal, investigando e qualificando
a qualidade de vida dos entregadores com base em diversos autores que investigam
o fenômeno da tecnologia e consequentemente, sua influência no mercado de
trabalho. Há primeiramente, uma contextualização histórica sobre a evolução dos
meios de produção e o que alavancou a chamada “Industria 4.0”, que fomenta o
mercado informal em tempos de crise. Foi realizada uma pesquisa de teor qualitativo
para confirmar em prática o que é dito por pesquisadores que investigam a área, com
base no contexto do aumento na quantidade de motoboys fomentada pela crise
sanitária global, a pandemia do Coronavírus. Os resultados observados através da
pesquisa confirmam aas argumentações apresentadas ao decorrer da pesquisa, onde
é observado que a liberdade dada pelos aplicativos, são uma forma de mascarar a
falta de direitos e a precarização do trabalho. O discurso vendido pelas multinacionais
que dominam o mercado de entrega opção de se ter renda extra, não se mostra
verídico, observando que os entregadores possuem alta dependência da renda obtida
pelos aplicativos e, portanto, fonte principal de renda. Mesmo com as dificuldades de
ser entregador, a amostra coletada apresentou índice de satisfação positiva, mas caso
tivessem opção de entrar no mercado formal, ou seja, com carteira assinada,
prefeririam exercer outra profissão. Concluindo, é observado que o trabalho realizado
por plataformas pode ser regulado pelo Estado, como ocorreu em diversos países que
passaram pelo conflito, garantindo o mínimo de seguridade social e qualidade de vida
para os quem depende dos aplicativos para sobreviver. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aplicativo de entrega de delivery | pt_BR |
dc.subject.keyword | Entregadores de alimentos por aplicativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Entrega de alimentos por aplicativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado informal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria 4.0 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aplicativos de transporte individual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações trabalhistas | pt_BR |
dc.title | O avanço das novas mobilidades através dos aplicativos de entrega | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T21:04:29Z | - |
dc.date.available | 2022-02-14T21:04:29Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-08 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29916 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The flexibilization and precariousness resulting from the policy adopted by the Brazilian
government evoked the theme of new mobilities and their effects are phenomena that
dictate the organization of space and dictate the daily lives of the population. Seeking
to understand the consequences of this process, this research is based on the
presentation of the daily life of delivery bikers from applications in the Federal District,
investigating and qualifying the quality of life of deliverymen based on several authors
who investigate the phenomenon of technology and its influence on the job market.
First, there is a historical context on the evolution of the means of production and what
leveraged the so-called “Industry 4.0”, which fosters the informal market in times of
crisis. A qualitative research was carried out to confirm in practice what is said by
researchers investigating the area, based on the context of the increase in the number
of delivery bikers fostered by the global health crisis, the coronavirus pandemic. The
results observed through the research confirm the arguments of the authors, who
observe that this freedom given by the applications is a way to mask the lack of rights
and the precariousness of work. The discourse sold by multinationals corporations that
dominate the delivery market, the option of having extra income, does not prove to be
true, noting that couriers have a high dependence on the income obtained by the
applications and, therefore, the main source of income. Even with the difficulties of
being a delivery person, the collected sample showed a positive satisfaction rate, but
if they had the option of entering the formal market, that is, with a formal contract, they
would prefer to exercise another profession. In conclusion, it is observed that the work
carried out by platforms can be regulated by the State, as happened in several
countries that went through the conflict, guaranteeing a minimum of social security and
quality of life for those who depend on applications to survive. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Geografia
|