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Título: Desenvolvimento e indícios de validade de uma escala de relacionamento (ERC) com usuários de streaming de vídeo
Autor(es): Sousa, Júlia de Almeida
Orientador(es): Fogaça, Natasha
Assunto: Marketing de relacionamento
Relacionamento empresa - cliente
Empresas
Streaming (Tecnologia de transmissão de dados)
Data de apresentação: 22-Out-2021
Data de publicação: 11-Fev-2022
Referência: SOUSA, Júlia de Almeida. Desenvolvimento e indícios de validade de uma escala de relacionamento (ERC) com usuários de streaming de vídeo. 2021. 132 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A crescente ascensão das plataformas de streaming de vídeo nos últimos anos conduz as organizações presentes nesse setor à uma competitividade iminente. Destarte, dado o cenário ao qual estão inseridas, o marketing de relacionamento apresenta-se como um mecanismo capaz de firmar relacionamentos duradouros e gerar lealdade na relação empresa-cliente, atuando, também, como fonte de vantagem competitiva. Sob essa ótica, o Marketing de Relacionamento e, mais especificamente, o Customer Relationship Management (CRM) ancoram-se na perspectiva de promover a satisfação ao cliente, por meio de experiências positivas e da criação de valor agregado ao consumidor. À vista disso, o presente estudo visou analisar a percepção dos usuários de streaming de vídeo quanto ao relacionamento com as plataformas das quais são assinantes. Com o intento de avaliar o relacionamento empresa-cliente, propôs-se o desenvolvimento e a busca por indícios de validade de uma escala de relacionamento, intitulada ERC Streaming de Vídeo. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se uma abordagem multimétodo para a construção e validação da escala. Ainda, visando o desenvolvimento da escala, a fase qualitativa compreendeu as etapas de entrevistas, análise de juízes, semântica e pré-teste, gerando uma versão inicial da ERC Streaming de Vídeo. Posteriormente, realizou-se a Análise Fatorial Exploratória na etapa quantitativa, almejando a obtenção de indícios de validade e confiabilidade, pautada em uma amostra de 430 respondentes. Destacam-se os fatores “Qualidade” e “Experiência do Usuário” como elementos basilares para o relacionamento com os usuários de streaming de vídeo. Avaliou-se, ainda, o Net Promoter Score (NPS) das plataformas mais escolhidas. Assim, os objetivos precípuos deste estudo foram atingidos, preenchendo-se uma lacuna reconhecida na literatura, bem como dando suporte às estratégias gerenciais atreladas ao mercado de streaming de vídeo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração (ADM/UNB), 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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