Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fogaça, Natasha | - |
dc.contributor.author | Sousa, Júlia de Almeida | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Júlia de Almeida. Desenvolvimento e indícios de validade de uma escala de relacionamento (ERC) com usuários de streaming de vídeo. 2021. 132 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração (ADM/UNB), 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A crescente ascensão das plataformas de streaming de vídeo nos últimos anos
conduz as organizações presentes nesse setor à uma competitividade iminente.
Destarte, dado o cenário ao qual estão inseridas, o marketing de relacionamento
apresenta-se como um mecanismo capaz de firmar relacionamentos duradouros e
gerar lealdade na relação empresa-cliente, atuando, também, como fonte de
vantagem competitiva. Sob essa ótica, o Marketing de Relacionamento e, mais
especificamente, o Customer Relationship Management (CRM) ancoram-se na
perspectiva de promover a satisfação ao cliente, por meio de experiências positivas
e da criação de valor agregado ao consumidor. À vista disso, o presente estudo
visou analisar a percepção dos usuários de streaming de vídeo quanto ao
relacionamento com as plataformas das quais são assinantes. Com o intento de
avaliar o relacionamento empresa-cliente, propôs-se o desenvolvimento e a busca
por indícios de validade de uma escala de relacionamento, intitulada ERC Streaming
de Vídeo. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se uma abordagem multimétodo
para a construção e validação da escala. Ainda, visando o desenvolvimento da
escala, a fase qualitativa compreendeu as etapas de entrevistas, análise de juízes,
semântica e pré-teste, gerando uma versão inicial da ERC Streaming de Vídeo.
Posteriormente, realizou-se a Análise Fatorial Exploratória na etapa quantitativa,
almejando a obtenção de indícios de validade e confiabilidade, pautada em uma
amostra de 430 respondentes. Destacam-se os fatores “Qualidade” e “Experiência
do Usuário” como elementos basilares para o relacionamento com os usuários de
streaming de vídeo. Avaliou-se, ainda, o Net Promoter Score (NPS) das plataformas
mais escolhidas. Assim, os objetivos precípuos deste estudo foram atingidos,
preenchendo-se uma lacuna reconhecida na literatura, bem como dando suporte às
estratégias gerenciais atreladas ao mercado de streaming de vídeo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing de relacionamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relacionamento empresa - cliente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empresas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Streaming (Tecnologia de transmissão de dados) | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e indícios de validade de uma escala de relacionamento (ERC) com usuários de streaming de vídeo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-11T15:21:21Z | - |
dc.date.available | 2022-02-11T15:21:21Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29903 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|