Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29902
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CarolinaDeRezendeAlvares_tcc.pdf2,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Redução do desperdício alimentar sob a perspectiva da economia circular : caso dos restaurantes da Asa Sul, Brasília associados ao Instituto Ecozinha
Autor(es): Alvares, Carolina de Rezende
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Economia circular
Ecologia
Resíduos orgânicos - reaproveitamento
Alimentos - aproveitamento
Restaurantes, bares, etc. - Brasília (DF)
Educação ambiental
Data de apresentação: 22-Set-2021
Data de publicação: 11-Fev-2022
Referência: ALVARES, Carolina de Rezende. Redução do desperdício alimentar sob a perspectiva da economia circular: caso dos restaurantes da Asa Sul, Brasília associados ao Instituto Ecozinha. 2021. 168 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Brasil desperdiça 23,6 milhões de alimentos por ano e 15% desse total é gerado por restaurantes. Nesse cenário, esse estudo tem o objetivo de analisar a gestão de resíduos e logística reversa no segmento de restaurantes localizados na Asa Sul, Brasília-DF sob a perspectiva da economia circular. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva e quali-quantitativa. O foco do estudo é nos restaurantes da Asa Sul, em Brasília-DF, associados à organização sem fins lucrativos “Instituto Ecozinha: Restaurantes sustentáveis”. Para a coleta de dados foram elaborados dois questionários, um voltado aos gestores e outro voltado aos consumidores, aplicados online. O Instituto Ecozinha desempenha um papel de educação ambiental, e é um intermediário na gestão de resíduos desses restaurantes. Foi obtido o retorno de 17 respostas do questionário aplicado aos gestores e 385 respostas do questionário aplicado aos consumidores. A análise de dados foi feita mediante análise de conteúdo e análise estatística descritiva simples, por meio de análise de frequências. Os resultados apontam que a associação dos restaurantes à essa organização sem fins lucrativos, é benéfica para os restaurantes pesquisados, principalmente na questão dos resíduos; a motivação principal para que um estabelecimento se torne um associado é relacionada à questão ambiental e a gestão dos resíduos; a maioria dos associados, foram convidados pelo Instituto; os principais desafios foram aqueles relacionados ao treinamento dos colaboradores; e os consumidores se sentem afetados positivamente por essa associação ao Ecozinha. A pesquisa contribui ao identificar a percepção de gestores e consumidores a respeito de uma iniciativa brasiliense no que tange à redução do desperdício alimentar, e fornece descobertas que podem ser utilizadas pelo Instituto para melhorar seus processos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.