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https://bdm.unb.br/handle/10483/29896
Título: | A relação dos valores humanos na contratação de procedimentos estéticos : uma pesquisa exploratória |
Autor(es): | Hohmann, Letícia Araújo |
Orientador(es): | Aragão, Bruno Saboya de |
Assunto: | Valores Estética Cirurgia Comportamento do consumidor |
Data de apresentação: | 28-Out-2021 |
Data de publicação: | 11-Fev-2022 |
Referência: | HOHMANN, Letícia Araújo. A relação dos valores humanos na contratação de procedimentos estéticos: uma pesquisa exploratória. 2021. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração )— Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O comportamento de consumo de quem contrata os procedimentos estéticos varia de acordo
com a pessoa, considerando que cada uma tem suas próprias ideias, opiniões e valores que
possuem diferentes níveis de importância. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo
compreender quais são os valores humanos que endossam o consumo de procedimentos
estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos. Inicialmente, foi apresentada uma literatura que
descreve, analisa e informa dados de suma importância que dão base ao desenvolvimento do
estudo. Com intuito de entender e explicar as motivações relativas à contratação dos
procedimentos estéticos foi utilizada a teoria de valores humanos de Schwartz (2012). A partir
disso, para se cumprir os objetivos geral e específico utilizou-se a técnica de entrevista com a
elaboração de um roteiro semiestruturado para a coleta de dados, visando adquirir
informações únicas e pessoais dos participantes. Os dados obtidos foram analisados e
interpretados por meio da categorização e comparação com a teoria de Schwartz et al. (2012),
onde os valores autodeterminação, estimulação, realização e face foram encontrados. Ao final
concluiu-se que os valores motivacionais encontrados estão voltados para o foco pessoal, as
pessoas contratam os procedimentos estéticos para a realização dos seus próprios desejos, mas
que ainda sim as consideram fatores sociais como as opiniões, os julgamentos, as mídias
sociais e o padrão estabelecido pela sociedade. O estudo traz à luz também os impactos de
seus achados para profissionais e empresas da área, tal qual para a literatura sobre o tema e
para a sociedade. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Administração
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