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dc.contributor.advisorSantos, Patricia Guarnieri dos-
dc.contributor.authorSilva, Ana Cecília Cavalcante da-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Cecília Cavalcante da. A logística reversa e embalagens de cosméticos sob a perspectiva da economia circular: percepção dos consumidores. 2021. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO Brasil é o quarto país no ranking do consumo setor de Higiene, Perfumaria e Cosméticos-HPPC, que representa 1,8% do PIB nacional, estando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China (WEBER, 2020). Com o aumento dos impactos negativos relativos aos resíduos, em 2010 foi sancionada a Política Nacional dos Resíduos Sólidos - PNRS. Com base no princípio da responsabilidade compartilhada a logística reversa de embalagens passa a ser obrigatória para a população em geral, e para as empresas envolvidas na geração e gestão dos resíduos, e que utilizam a logística reversa como diferencial para a captação de clientes, que hoje sofre influências de novo modelo de produção e consumo denominado economia circular. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o descarte de embalagens de cosméticos e logística reversa sob a perspectiva da economia circular, de acordo com a percepção dos consumidores.Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e de abordagem quantitativa, cujo procedimento técnico utilizado foi o survey. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário disponibilizado na plataforma online Google Forms, divulgado nas principais mídias sociais. Obteve-se o retorno de 441 respostas. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, por meio da análise de frequências. Os resultados demonstraram que marcas que demonstram práticas sustentáveis, como Natura e O Boticário, são as mais utilizadas pelos consumidores, porém, os mesmos possuem pouco conhecimento sobre a Economia Circular e a PNRS, porém, possuem interesse em adquirir produtos de empresas que possuem práticas sustentáveis, desde que não seja necessário pagar mais caro por isso. Deste modo, a presente pesquisa contribuiu para diminuir a escassez de estudos sobre logística reversa sob a perspectiva da Economia Circular, com foco nas embalagens de cosméticos, assim, sugere-se que estudos futuros utilizem a abordagem qualitativa, tendo-se a perspectiva tanto de consumidores como dos gestores das empresas do segmento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEconomia circularpt_BR
dc.subject.keywordEmbalagenspt_BR
dc.subject.keywordCosméticospt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordResponsabilidade socialpt_BR
dc.subject.keywordResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subject.keywordLogística reversapt_BR
dc.titleA logística reversa e embalagens de cosméticos sob a perspectiva da economia circular : percepção dos consumidorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-11T14:00:37Z-
dc.date.available2022-02-11T14:00:37Z-
dc.date.submitted2021-11-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29892-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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