Título: | A logística reversa e embalagens de cosméticos sob a perspectiva da economia circular : percepção dos consumidores |
Autor(es): | Silva, Ana Cecília Cavalcante da |
Orientador(es): | Santos, Patricia Guarnieri dos |
Assunto: | Economia circular Embalagens Cosméticos Sustentabilidade Responsabilidade social Responsabilidade social da empresa Logística reversa |
Data de apresentação: | 3-Nov-2021 |
Data de publicação: | 11-Fev-2022 |
Referência: | SILVA, Ana Cecília Cavalcante da. A logística reversa e embalagens de cosméticos sob a perspectiva da economia circular: percepção dos consumidores. 2021. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O Brasil é o quarto país no ranking do consumo setor de Higiene, Perfumaria e
Cosméticos-HPPC, que representa 1,8% do PIB nacional, estando atrás apenas dos
Estados Unidos, Japão e China (WEBER, 2020). Com o aumento dos impactos
negativos relativos aos resíduos, em 2010 foi sancionada a Política Nacional dos
Resíduos Sólidos - PNRS. Com base no princípio da responsabilidade compartilhada
a logística reversa de embalagens passa a ser obrigatória para a população em geral,
e para as empresas envolvidas na geração e gestão dos resíduos, e que utilizam a
logística reversa como diferencial para a captação de clientes, que hoje sofre
influências de novo modelo de produção e consumo denominado economia circular.
Assim, o objetivo deste artigo é analisar o descarte de embalagens de cosméticos e
logística reversa sob a perspectiva da economia circular, de acordo com a percepção
dos consumidores.Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e de abordagem
quantitativa, cujo procedimento técnico utilizado foi o survey. A coleta de dados
ocorreu por meio de questionário disponibilizado na plataforma online Google Forms,
divulgado nas principais mídias sociais. Obteve-se o retorno de 441 respostas. Os
dados foram analisados por meio da estatística descritiva, por meio da análise de
frequências. Os resultados demonstraram que marcas que demonstram práticas
sustentáveis, como Natura e O Boticário, são as mais utilizadas pelos consumidores,
porém, os mesmos possuem pouco conhecimento sobre a Economia Circular e a
PNRS, porém, possuem interesse em adquirir produtos de empresas que possuem
práticas sustentáveis, desde que não seja necessário pagar mais caro por isso. Deste
modo, a presente pesquisa contribuiu para diminuir a escassez de estudos sobre
logística reversa sob a perspectiva da Economia Circular, com foco nas embalagens
de cosméticos, assim, sugere-se que estudos futuros utilizem a abordagem
qualitativa, tendo-se a perspectiva tanto de consumidores como dos gestores das
empresas do segmento. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
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