Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29892
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaCeciliaCavalcanteDaSilva_tcc.pdf1,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A logística reversa e embalagens de cosméticos sob a perspectiva da economia circular : percepção dos consumidores
Autor(es): Silva, Ana Cecília Cavalcante da
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Economia circular
Embalagens
Cosméticos
Sustentabilidade
Responsabilidade social
Responsabilidade social da empresa
Logística reversa
Data de apresentação: 3-Nov-2021
Data de publicação: 11-Fev-2022
Referência: SILVA, Ana Cecília Cavalcante da. A logística reversa e embalagens de cosméticos sob a perspectiva da economia circular: percepção dos consumidores. 2021. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Brasil é o quarto país no ranking do consumo setor de Higiene, Perfumaria e Cosméticos-HPPC, que representa 1,8% do PIB nacional, estando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China (WEBER, 2020). Com o aumento dos impactos negativos relativos aos resíduos, em 2010 foi sancionada a Política Nacional dos Resíduos Sólidos - PNRS. Com base no princípio da responsabilidade compartilhada a logística reversa de embalagens passa a ser obrigatória para a população em geral, e para as empresas envolvidas na geração e gestão dos resíduos, e que utilizam a logística reversa como diferencial para a captação de clientes, que hoje sofre influências de novo modelo de produção e consumo denominado economia circular. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o descarte de embalagens de cosméticos e logística reversa sob a perspectiva da economia circular, de acordo com a percepção dos consumidores.Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e de abordagem quantitativa, cujo procedimento técnico utilizado foi o survey. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário disponibilizado na plataforma online Google Forms, divulgado nas principais mídias sociais. Obteve-se o retorno de 441 respostas. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, por meio da análise de frequências. Os resultados demonstraram que marcas que demonstram práticas sustentáveis, como Natura e O Boticário, são as mais utilizadas pelos consumidores, porém, os mesmos possuem pouco conhecimento sobre a Economia Circular e a PNRS, porém, possuem interesse em adquirir produtos de empresas que possuem práticas sustentáveis, desde que não seja necessário pagar mais caro por isso. Deste modo, a presente pesquisa contribuiu para diminuir a escassez de estudos sobre logística reversa sob a perspectiva da Economia Circular, com foco nas embalagens de cosméticos, assim, sugere-se que estudos futuros utilizem a abordagem qualitativa, tendo-se a perspectiva tanto de consumidores como dos gestores das empresas do segmento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.