Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29878
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_KelvinWilliamMoreiraLima_tcc.pdfTrabalho de conclusão de curso13,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de arquitetura para um sistema de controle de atividades utilizando reconhecimento facial por dispositivos móveis
Autor(es): Lima, Kelvin William Moreira
Orientador(es): Vidal, Flávio de Barros
Assunto: Reconhecimento automático da face
Dispositivos móveis
Data de apresentação: 25-Mai-2021
Data de publicação: 11-Fev-2022
Referência: LIMA, Kelvin William Moreira. Proposta de arquitetura para um sistema de controle de atividades utilizando reconhecimento facial por dispositivos móveis. 2021. 64 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de uma arquitetura para um produto mínimo viável na validação de usuários a partir da utilização de algoritmos de reconhecimento facial. As imagens faciais capturadas são padronizadas a partir da Norma ICAO 9303, onde são utilizados arquivos de treinamento individuais para cada usuário do sistema de modo a ser aferida a identidade do usuário. O modelo foi designado para realizar o processo de reconhecimento facial com a apresentação de um pequeno conjunto de imagens e usuários para testes, devido à limitação do uso pela pandemia de Sars-Cov 2, para mostrar seu funcionamento em situações reais da aplicação. Optou-se para a demonstração de funcionamento a abordagem por ablação das partes dos componentes individuais da arquitetura proposta. A partir dos resultados obtidos, foram identificados os pontos positivos e negativos, sendo as inovações encaminhadas para trabalhos futuros.
Abstract: This work presents a proposal for an architecture for a minimum viable product to validate users using facial recognition algorithms. The captured facial images are standardized based on the ICAO Standard 9303, where individual training files are used for each user of the system to verify the user’s identity. The model was designed to perform the facial recognition process by presenting a small set of images and users for testing, due to your limited use on the Sars-Cov-2 pandemic, to show its operation in real situations. We opted to demonstrate functioning by the ablation approach of the parts of the individual components of the proposed architecture. All positive and negative issues were identified from the results, and proposed innovations were forwarded to future works.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.