Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29873
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JoaoAnselmoBandeiraDosReis_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)22,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cubinho : artefato robótico motivacional para pessoas com transtorno do espectro autista utilizando o aplicativo Prevenir
Autor(es): Reis, João Anselmo Bandeira dos
Orientador(es): Veneziano, Wilson Henrique
Coorientador(es): Pereira, Maraísa Helena Borges Estevão
Assunto: Software Arduino
Acidentes domésticos
Software de aplicação
Transtorno do espectro autista
Data de apresentação: 27-Mai-2021
Data de publicação: 10-Fev-2022
Referência: REIS, João Anselmo Bandeira dos. Cubinho: artefato robótico motivacional para pessoas com transtorno do espectro autista utilizando o aplicativo Prevenir. 2021. 79 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Neste trabalho será utilizada uma placa com microcontrolador - placa Arduino -, juntamente de outros componentes eletrônicos, para formar um artefato robótico que se conectará ao aplicativo para smartphones Prevenir [1], voltado para a prevenção de acidentes domésticos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Cores, luzes, sons, movimentos e imagens são utilizados para animar o artefato robótico: um cubo de papel panamá personalizável de acordo com as preferências e as necessidades individuais com a finalidade de ser um reforço positivo utilizado como recurso motivacional para reforçar o comportamento esperado - reconhecimento das situações perigosas apresentadas no aplicativo -, uma vez que pessoas no espectro autista podem não ser sensíveis ao reforço social ou a recompensas verbais.
Abstract: This project uses an Arduino Board and other electronic peripherals to create a robot that can be connected to the smartphone app Prevenir, app that aims to teach people on the Autism Spectrum Disorder (ASD) how to recognize and avoid dangerous situations at home. Colors, lights, sounds, movement and images are used to give personality to the robot: a cube made of a strong type of paper that can be customized to fit the needs and preferences of each individual aiming to motivate and reward the expected behavior - acknowledge dangerous situations inside the app - since regular motivations such as social incentives may me inefficient to people in the autism spectrum.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.