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2021_JoaoAnselmoBandeiraDosReis_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)22,79 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorVeneziano, Wilson Henrique-
dc.contributor.authorReis, João Anselmo Bandeira dos-
dc.identifier.citationREIS, João Anselmo Bandeira dos. Cubinho: artefato robótico motivacional para pessoas com transtorno do espectro autista utilizando o aplicativo Prevenir. 2021. 79 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho será utilizada uma placa com microcontrolador - placa Arduino -, juntamente de outros componentes eletrônicos, para formar um artefato robótico que se conectará ao aplicativo para smartphones Prevenir [1], voltado para a prevenção de acidentes domésticos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Cores, luzes, sons, movimentos e imagens são utilizados para animar o artefato robótico: um cubo de papel panamá personalizável de acordo com as preferências e as necessidades individuais com a finalidade de ser um reforço positivo utilizado como recurso motivacional para reforçar o comportamento esperado - reconhecimento das situações perigosas apresentadas no aplicativo -, uma vez que pessoas no espectro autista podem não ser sensíveis ao reforço social ou a recompensas verbais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSoftware Arduinopt_BR
dc.subject.keywordAcidentes domésticospt_BR
dc.subject.keywordSoftware de aplicaçãopt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.titleCubinho : artefato robótico motivacional para pessoas com transtorno do espectro autista utilizando o aplicativo Prevenirpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-10T20:26:51Z-
dc.date.available2022-02-10T20:26:51Z-
dc.date.submitted2021-05-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29873-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoPereira, Maraísa Helena Borges Estevão-
dc.description.abstract1This project uses an Arduino Board and other electronic peripherals to create a robot that can be connected to the smartphone app Prevenir, app that aims to teach people on the Autism Spectrum Disorder (ASD) how to recognize and avoid dangerous situations at home. Colors, lights, sounds, movement and images are used to give personality to the robot: a cube made of a strong type of paper that can be customized to fit the needs and preferences of each individual aiming to motivate and reward the expected behavior - acknowledge dangerous situations inside the app - since regular motivations such as social incentives may me inefficient to people in the autism spectrum.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



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