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dc.contributor.advisorMello, Gabriela Zamignan de Andrade-
dc.contributor.authorNunes, Yasmin Barros-
dc.identifier.citationNUNES, Yasmin Barros. Uma nova forma de agenciar o turismo de futebol: invasão corinthiana - uma análise da agência oficial do Corinthians no Instagram. 2021. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender como a agência Invasão Corinthiana utiliza a mídia social Instagram para a divulgação/promoção dos principais produtos relacionados ao clube brasileiro Sport Club Corinthians Futebol Paulista (SCCP). Para o alcance do objetivo proposto, realizou-se inicialmente pesquisa bibliográfica no que diz respeito a: segmentação de mercado, marketing turístico, turismo de futebol e esportivo, agências de viagens especializadas e mídias digitais. O presente estudo é de natureza qualitativa, utilizando-se de alguns elementos quantitativos para análise mais detalhada dos resultados. Com intuito de aprofundar o uso do Instagram para apresentação/divulgação dos produtos ofertados pela empresa, analisou-se as postagens da agência oficial do Corinthians no ano de 2019 (pré pandemia) e no ano de 2020 (pandemia). Conclui-se então que, através das análises das publicações da agência Invasão Corinthiana, as categorias em que mais tem espaço no perfil da agência são as de publicações sobre “Interações” e “Jogos”, seguidas das categorias “Experiências” e “Lembranças”. No que se refere a periodicidade das publicações, os dias que concentram maior número de publicações no Instagram oficial da agência são às quartas-feiras e aos domingos, devido ao calendário de jogos do clube. Por fim, cabe destacar que a especialização da agência em turismo de futebol, a partir da divulgação das experiências oferecidas por ela, podem ser valorizadas e alcançarem maior visibilidade no mercado utilizando, quando bem planejado, por meio do uso da ferramenta Instagram.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordTurismo - marketingpt_BR
dc.subject.keywordTurismo de eventospt_BR
dc.subject.keywordFutebol - torcedorespt_BR
dc.subject.keywordInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subject.keywordCorinthians (time de futebol)pt_BR
dc.titleUma nova forma de agenciar o turismo de futebol : invasão corinthiana - uma análise da agência oficial do Corinthians no Instagrampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-10T12:18:13Z-
dc.date.available2022-02-10T12:18:13Z-
dc.date.submitted2021-11-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29861-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to comprehend how the agency Invasão Corinthiana uses the social media Instagram for the promotion of the main products related to the Brazilian Club Sport Club Corinthians Futebol Paulista (SCCP). To achieve the proposed objective, it was initially carried out bibliographic research regarding: market segmentation, tourism marketing, soccer and sports tourism, specialized travel agencies and digital media. This is a qualitative study, using some quantitative elements for a more detailed analysis of the results. In order to deepen the use of Instagram for presentation/dissemination of the products offered by the company, it analyzed the posts of the official agency of Corinthians in the year 2019 (pre pandemic) and in the year 2020 (pandemic). It is concluded then that, through the analysis of the publications of the agency Invasão Corinthiana, the categories in which there is more space in the agency's profile are the publications on "Interactions" and "Games", followed by the categories "Experiences" and "Memories". With regard to the frequency of publications, the days that concentrate the largest number of publications on the agency's official Instagram are Wednesdays and Sundays, due to the club's schedule of games. Finally, it is noteworthy that the specialization of the agency in soccer tourism, from the dissemination of the experiences offered by it, can be valued and achieve greater visibility in the market using, when well planned, through the use of the Instagram tool.pt_BR
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