Título: | Ensino e aprendizagem da música e pessoas com síndrome de down : pesquisa bibliográfica em publicações da ABEM 2003-2019 |
Autor(es): | Oliveira Filho, Argemiro de |
Orientador(es): | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de |
Coorientador(es): | Ortiz Rodriguez, Maria Débora |
Assunto: | Música na educação Crianças com deficiência - educação Down, Síndrome de Musicalização Educação musical Educação especial Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 28-Mai-2021 |
Data de publicação: | 9-Fev-2022 |
Referência: | OLIVEIRA FILHO, Argemiro. Ensino e aprendizagem da música e pessoas com síndrome de down: pesquisa bibliográfica em publicações da ABEM 2003-2019. 2021. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | No contexto educacional brasileiro, a produção científica na área de Educação Musical
Especial, de maneira geral tem alcançado visibilidade nas publicações dos Congressos
Nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e na Revista da ABEM.
Considerando a importância da ABEM na produção de conhecimento em ensino e
aprendizagem da música, o objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso é investigar de
que forma a literatura em Educação Musical tem abordado a relação entre ensino aprendizagem
musical e pessoas com síndrome de Down. Os objetivos específicos são: 1) apresentar os
trabalhos e autores que abordam a relação entre o ensino aprendizagem musical e pessoas com
síndrome de Down; 2) relatar as temáticas discutidas na literatura e 3) descrever os benefícios
que são apontados pela literatura da ensino e aprendizagem musical para pessoas com síndrome
de Down. Diante dos objetivos apresentados nesta monografia realiza-se uma pesquisa
bibliográfica nas publicações da ABEM no período de 2003 a 2019. Após a busca e seleção dos
trabalhos, total de 27 artigos eles foram organizados por ano, autor, título e instituição de
origem, e em seguida, foram analisados e organizados em categorias: 1) Contexto Educacional,
Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos) e
outras instituições (Associações, Fundações, ONG e Projetos Sociais); 2) Temáticas divididas
em: música como mediação do desenvolvimento e aprendizagem; atividades musicais
(movimento, coordenação motora e canto, sensibilidade e percepção); inclusão e formação
docente e 3) Levantamento Bibliográfico/Mapeamento Escolar. Os resultados indicam que
predominam as comunicações de pesquisa em andamento ou concluídas seguidas de relatos de
experiência. Dentre as pesquisas se destacam os estudos do tipo Pesquisas Bibliográficas e
Estudos de Caso. As atividades musicais que envolvem ritmo, instrumentos musicais e a
utilização dos métodos Orff e Dalcroze promovem a concentração, a percepção auditiva, a
coordenação motora e a socialização da pessoa com síndrome de Down. |
Abstract: | In the Brazilian educational context, scientific production in the area of Special Music Education has
generally achieved visibility in the publications of the national congresses of the Brazilian Association
of Music Education (Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM) and in the ABEM journals.
Considering the importance of ABEM in the production of knowledge in teaching and musical learning,
the general objective of this undergraduate thesis is to investigate how the literature in Music Education
has approached the relation between teaching and musical learning and people with Down syndrome.
The specific objectives are: 1) to present the works and authors that address the relation between
teaching and musical learning and people with Down syndrome; 2) to report the themes discussed in the
literature and 3) to describe the benefits that are pointed out by the literature of teaching and musical
learning for people with Down syndrome. In view of the presented objectives in this undergraduate
thesis, a bibliographic research is carried out in ABEM’s publications from 2003 to 2019. After the
search and selection of the works, a total of 27 articles were organized per year, author, title and
institution of origin, and then, they were analyzed and organized into categories: 1) Educational Context,
Basic Education (Early Childhood Education, Elementary School; Youth and Adult Education
(Educação de Jovens e Adultos – EJA) and other institutions (Associations, Foundations, NGOs and
Social Projects) 2) Thematics divided into music as a mediation of development and learning; musical
activities (movement, motor coordination and singing, sensibility and perception) inclusion and teacher
education and 3) Bibliographic Research/School Survey Mapping. The results indicate that ongoing or
completed research communications are predominant followed by experience reports. Among the
researches, the studies such as Bibliographic Researches and Case Studies stand out. Musical activities
involving rhythm, musical instruments and the use of the Orff and Dalcroze methods promote
concentration, auditory perception, motor coordination and socialization of the person with Down
syndrome. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.