Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29851
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ArgemiroDeOliveiraFilho_tcc.pdf1,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino e aprendizagem da música e pessoas com síndrome de down : pesquisa bibliográfica em publicações da ABEM 2003-2019
Autor(es): Oliveira Filho, Argemiro de
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Coorientador(es): Ortiz Rodriguez, Maria Débora
Assunto: Música na educação
Crianças com deficiência - educação
Down, Síndrome de
Musicalização
Educação musical
Educação especial
Educação inclusiva
Data de apresentação: 28-Mai-2021
Data de publicação: 9-Fev-2022
Referência: OLIVEIRA FILHO, Argemiro. Ensino e aprendizagem da música e pessoas com síndrome de down: pesquisa bibliográfica em publicações da ABEM 2003-2019. 2021. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: No contexto educacional brasileiro, a produção científica na área de Educação Musical Especial, de maneira geral tem alcançado visibilidade nas publicações dos Congressos Nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e na Revista da ABEM. Considerando a importância da ABEM na produção de conhecimento em ensino e aprendizagem da música, o objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso é investigar de que forma a literatura em Educação Musical tem abordado a relação entre ensino aprendizagem musical e pessoas com síndrome de Down. Os objetivos específicos são: 1) apresentar os trabalhos e autores que abordam a relação entre o ensino aprendizagem musical e pessoas com síndrome de Down; 2) relatar as temáticas discutidas na literatura e 3) descrever os benefícios que são apontados pela literatura da ensino e aprendizagem musical para pessoas com síndrome de Down. Diante dos objetivos apresentados nesta monografia realiza-se uma pesquisa bibliográfica nas publicações da ABEM no período de 2003 a 2019. Após a busca e seleção dos trabalhos, total de 27 artigos eles foram organizados por ano, autor, título e instituição de origem, e em seguida, foram analisados e organizados em categorias: 1) Contexto Educacional, Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos) e outras instituições (Associações, Fundações, ONG e Projetos Sociais); 2) Temáticas divididas em: música como mediação do desenvolvimento e aprendizagem; atividades musicais (movimento, coordenação motora e canto, sensibilidade e percepção); inclusão e formação docente e 3) Levantamento Bibliográfico/Mapeamento Escolar. Os resultados indicam que predominam as comunicações de pesquisa em andamento ou concluídas seguidas de relatos de experiência. Dentre as pesquisas se destacam os estudos do tipo Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso. As atividades musicais que envolvem ritmo, instrumentos musicais e a utilização dos métodos Orff e Dalcroze promovem a concentração, a percepção auditiva, a coordenação motora e a socialização da pessoa com síndrome de Down.
Abstract: In the Brazilian educational context, scientific production in the area of Special Music Education has generally achieved visibility in the publications of the national congresses of the Brazilian Association of Music Education (Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM) and in the ABEM journals. Considering the importance of ABEM in the production of knowledge in teaching and musical learning, the general objective of this undergraduate thesis is to investigate how the literature in Music Education has approached the relation between teaching and musical learning and people with Down syndrome. The specific objectives are: 1) to present the works and authors that address the relation between teaching and musical learning and people with Down syndrome; 2) to report the themes discussed in the literature and 3) to describe the benefits that are pointed out by the literature of teaching and musical learning for people with Down syndrome. In view of the presented objectives in this undergraduate thesis, a bibliographic research is carried out in ABEM’s publications from 2003 to 2019. After the search and selection of the works, a total of 27 articles were organized per year, author, title and institution of origin, and then, they were analyzed and organized into categories: 1) Educational Context, Basic Education (Early Childhood Education, Elementary School; Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA) and other institutions (Associations, Foundations, NGOs and Social Projects) 2) Thematics divided into music as a mediation of development and learning; musical activities (movement, motor coordination and singing, sensibility and perception) inclusion and teacher education and 3) Bibliographic Research/School Survey Mapping. The results indicate that ongoing or completed research communications are predominant followed by experience reports. Among the researches, the studies such as Bibliographic Researches and Case Studies stand out. Musical activities involving rhythm, musical instruments and the use of the Orff and Dalcroze methods promote concentration, auditory perception, motor coordination and socialization of the person with Down syndrome.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.