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Título: A atuação regulatória do Conselho Nacional de Educação na promoção do regime de colaboração
Autor(es): Cunha, Wiliam Ferreira da
Orientador(es): Costa Neto, Nicolao Dino de Castro e
Coorientador(es): Ramos, Mozart Neves
Assunto: Direito regulatório
Conselho Nacional de Educação (CNE)
Regime de colaboração federativa
Data de apresentação: 3-Nov-2021
Data de publicação: 9-Fev-2022
Referência: CUNHA, Wiliam Ferreira da. A atuação regulatória do Conselho Nacional de Educação na promoção do regime de colaboração. 2021. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Conselho Nacional de Educação — CNE tem, além de outras atribuições nos termos da lei, a crucial função de órgão regulatório da educação brasileira em nível nacional. Isso significa que a ele compete contribuir para que a educação concretamente siga os ditames do ordenamento jurídico e que o ensino seja dotado de efetividade. Entre as importantes disposições da Constituição de 1988 sobre o assunto, destaca-se a necessidade de estabelecimento de regime de colaboração entre os entes federados. O CNE vem contribuindo com o tema por meio da normatização dos chamados Arranjos de Desenvolvimento da Educação — ADEs, que consistem em sistemas de redes de cooperação entre municípios. A questão que se discute neste trabalho é: em que medida esse tipo de atuação é suficiente para perseguir o estabelecimento de um regime de colaboração? Para a efetiva implementação de um Sistema Nacional de Educação, entendido como expressão constitucionalmente prevista desse regime, deve haver um componente de cooperação vertical. Apesar de a instituição desse mecanismo precisar estar prevista em uma lei que ainda não existe, o CNE poderia atuar no sentido de incentivar a propositura dessa lei, além de continuar contribuindo com a importante vertente horizontal da colaboração.
Abstract: The National Council of Education — CNE has, besides other attributions defined in law, the important mission to act as the regulatory instance of Brazilian education at the federal level. This means that it is its role to contribute that the national education concretely follows the education legal order and that it is effective. Among the important dispositions of the 1988 Federal Constitution on the theme, the need to establish a cooperation regime among the federative entities stands out. CNE has contributed to the theme by editing norms regulating the so-called Development Education Arrangements — ADEs, that constitute a network of collaborating municipalities. The question that is discussed in this work is the following: is this kind of action enough to the establishment of a cooperation regime? In order to effectively implement a National Education System, understood as the constitutional predicted expression of the collaboration regime, a vertical component of collaboration must exist. As the institution of such mechanism must have prevision in a law that has yet to be edited, the CNE could act towards incentivising the publication of such law.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021.
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