Título: | A relação entre o clima organizacional e a satisfação do cliente : um estudo em uma empresa júnior de consultoria |
Autor(es): | Barros, Isabela Vieira de Camargo |
Orientador(es): | Barem, Débora Dorneles |
Assunto: | Clima organizacional Satisfação do consumidor Empresa Júnior |
Data de apresentação: | Out-2021 |
Data de publicação: | 9-Fev-2022 |
Referência: | BARROS, Isabela Vieira de Camargo. A relação entre o clima organizacional e a satisfação do cliente: um estudo em uma empresa júnior de consultoria. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo descrever a associação entre o Clima Organizacional e a
Satisfação do Cliente em uma empresa júnior de consultoria em Administração. A análise das
percepções dos funcionários a respeito do clima organizacional e a verificação dos fatores que
influenciam a satisfação dos clientes, são consideradas práticas essenciais para o atingimento
dos objetivos das empresas. Por se tratar de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa,
foram utilizados dados secundários provenientes de questionários, aplicados de acordo com o
modelo de Litwin e Stringer para captar a percepção da amostra a respeito dos fatores que
influenciam o clima da organização. Além disso, para captar o grau de satisfação de seus
clientes, a empresa coletou as informações do Net Promoter Score (NPS) através de ligações
telefônicas. Com o auxílio do Excel, os dados foram submetidos a análises de estatística
descritiva, que permitiram a interpretação das informações. Os resultados encontrados indicam
a existência de uma correlação entre os fatores do Clima Organizacional e a Satisfação do
Cliente, com destaque para os atributos “Estrutura Organizacional”, “Cooperação”,
“Identidade”, “Padrões”, “Clareza Organizacional”, “Foco Externo”, “Condições de
Progresso”, “Justiça” e “Dinâmica Interna”, que obtiveram correlações positivas com o NPS.
Também se destacam os atributos “Recompensa”, “Identidade”, “Padrões”, “Clareza
Organizacional”, “Justiça” e “Pressão”, por apresentarem uma correlação com o parâmetro de
satisfação alcance de objetivos. Por fim, são apresentadas as limitações do estudo, bem como
uma sugestão para pesquisas futuras. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
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