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dc.contributor.advisorBarem, Débora Dorneles-
dc.contributor.authorBarros, Isabela Vieira de Camargo-
dc.identifier.citationBARROS, Isabela Vieira de Camargo. A relação entre o clima organizacional e a satisfação do cliente: um estudo em uma empresa júnior de consultoria. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo descrever a associação entre o Clima Organizacional e a Satisfação do Cliente em uma empresa júnior de consultoria em Administração. A análise das percepções dos funcionários a respeito do clima organizacional e a verificação dos fatores que influenciam a satisfação dos clientes, são consideradas práticas essenciais para o atingimento dos objetivos das empresas. Por se tratar de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, foram utilizados dados secundários provenientes de questionários, aplicados de acordo com o modelo de Litwin e Stringer para captar a percepção da amostra a respeito dos fatores que influenciam o clima da organização. Além disso, para captar o grau de satisfação de seus clientes, a empresa coletou as informações do Net Promoter Score (NPS) através de ligações telefônicas. Com o auxílio do Excel, os dados foram submetidos a análises de estatística descritiva, que permitiram a interpretação das informações. Os resultados encontrados indicam a existência de uma correlação entre os fatores do Clima Organizacional e a Satisfação do Cliente, com destaque para os atributos “Estrutura Organizacional”, “Cooperação”, “Identidade”, “Padrões”, “Clareza Organizacional”, “Foco Externo”, “Condições de Progresso”, “Justiça” e “Dinâmica Interna”, que obtiveram correlações positivas com o NPS. Também se destacam os atributos “Recompensa”, “Identidade”, “Padrões”, “Clareza Organizacional”, “Justiça” e “Pressão”, por apresentarem uma correlação com o parâmetro de satisfação alcance de objetivos. Por fim, são apresentadas as limitações do estudo, bem como uma sugestão para pesquisas futuras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordClima organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordEmpresa Júniorpt_BR
dc.titleA relação entre o clima organizacional e a satisfação do cliente : um estudo em uma empresa júnior de consultoriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-09T00:49:04Z-
dc.date.available2022-02-09T00:49:04Z-
dc.date.submitted2021-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29818-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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