Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barem, Débora Dorneles | - |
dc.contributor.author | Barros, Isabela Vieira de Camargo | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Isabela Vieira de Camargo. A relação entre o clima organizacional e a satisfação do cliente: um estudo em uma empresa júnior de consultoria. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve por objetivo descrever a associação entre o Clima Organizacional e a
Satisfação do Cliente em uma empresa júnior de consultoria em Administração. A análise das
percepções dos funcionários a respeito do clima organizacional e a verificação dos fatores que
influenciam a satisfação dos clientes, são consideradas práticas essenciais para o atingimento
dos objetivos das empresas. Por se tratar de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa,
foram utilizados dados secundários provenientes de questionários, aplicados de acordo com o
modelo de Litwin e Stringer para captar a percepção da amostra a respeito dos fatores que
influenciam o clima da organização. Além disso, para captar o grau de satisfação de seus
clientes, a empresa coletou as informações do Net Promoter Score (NPS) através de ligações
telefônicas. Com o auxílio do Excel, os dados foram submetidos a análises de estatística
descritiva, que permitiram a interpretação das informações. Os resultados encontrados indicam
a existência de uma correlação entre os fatores do Clima Organizacional e a Satisfação do
Cliente, com destaque para os atributos “Estrutura Organizacional”, “Cooperação”,
“Identidade”, “Padrões”, “Clareza Organizacional”, “Foco Externo”, “Condições de
Progresso”, “Justiça” e “Dinâmica Interna”, que obtiveram correlações positivas com o NPS.
Também se destacam os atributos “Recompensa”, “Identidade”, “Padrões”, “Clareza
Organizacional”, “Justiça” e “Pressão”, por apresentarem uma correlação com o parâmetro de
satisfação alcance de objetivos. Por fim, são apresentadas as limitações do estudo, bem como
uma sugestão para pesquisas futuras. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clima organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Satisfação do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empresa Júnior | pt_BR |
dc.title | A relação entre o clima organizacional e a satisfação do cliente : um estudo em uma empresa júnior de consultoria | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-09T00:49:04Z | - |
dc.date.available | 2022-02-09T00:49:04Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29818 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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