Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Roselir de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Santos, Carlos Henrique Meneses dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Carlos Henrique Meneses dos. O ensino de Geografia sob a perspectiva educativa de Projetos de Trabalho (PEPT): análise da 7ª série/8°ano no Centro de Ensino Fundamental 05 de Sobradinho-DF. 2019. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é uma investigação a respeito das possibilidades da
Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho (PEPT) par a as aulas de
Geografia do 8 ° ano no Centro de Ensino Fundamental 0 5 ( CE F 0 5) ,
localiza do em Sobradinho -D F, demonstrando as dificuldades e as
competências do ensino - aprendizagem atualmente. Conforme a análise da
problemática, percebe -se a dificuldade de ensinar Geografia em um
mundo mais complexo , onde se exige mais associações dos conteúdos e
não somente a descrição dos mesmos.
Des e modo, nota -se que há cada vez mais trabalho s acadêmicos voltado s
para as ações didáticas na s práticas docentes com a finalidade de
modificar os problemas expostos acima, tal qual também a inserção e m
documentos oficiais, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular e do
Currículo e m Movimento do Distrito Federal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática de ensino - geografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | O ensino de Geografia sob a perspectiva educativa de Projetos de Trabalho (PEPT) : análise da 7ª série/8°ano no Centro de Ensino Fundamental 05 de Sobradinho-DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-04T12:21:51Z | - |
dc.date.available | 2022-02-04T12:21:51Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29787 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper is an investigation on the possibilities of the Educational Perspective of Work
Projects (PEPT) for the Geography classes of the 8th grade at the Elementary School Center 05
(CEF 05) located in Sobradinho-DF, aiming to demonstrate the difficulties and skills of
teaching-learning process nowadays. According to the analysis of the problematic, one can
realise the difficulty of teaching Geography in a more complex world, where more associations
of the content are required and not only their description.
Thus, it is noted that there are more and more academic papers focused on didactic actions in
teaching practices with the purpose of changing the problems exposed above, as well as the
insertion in official documents, such as the Common National Curriculum Base and the
Curriculum in Movement of the Federal District. The interdisciplinarity of teaching, the
contributions in the formation of the individual, and also the recognition of the student's
experience and place are highlighted in these documents.
The research was divided into five phases. The first and second stages corresponded,
respectively, to the literature review and documentary research to understand the historical
trajectory and construction of teaching as it is today, as well as the characterization of PEPT.
In the second section, it was also carried out, based on official documents, the production of
information in order to contextualize what teaching is like in Administrative Region V and CEF
05, recognizing the indexes reported in the District Household Sample Survey (PDAD) and in
the Political-Pedagogical Project (PPP). The third part of the research consisted in the
participant observation of the analyzed series, with the objective of identifying the problems of
teaching and the profile of the school student. In the fourth stage, a semi-structured interview
with Geography teachers was conducted to recognize the limitations of teaching and the
potentialities of PEPT. Finally, in the last step, the interpretation and analysis of the information
was performed, along with the preparation of a chart, tables, graphs and a location map
From the analysis of the context in which the case is inserted, the recognition of the availability
of structural resources, the presence of initiative and encouragement onby the part of the
interviewed teachers, the possibility of projects in the aid for geography classes was identified.
Therefore, the considerations of the research results presented favorable points for the execution
of models similar to PEPT. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Geografia
|