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Título: Percepções de professores da área de ciências da natureza sobre o documento BNCC e uma contribuição para novas perspectivas
Autor(es): Monteiro, Cibelle Lima Figueirôa
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data de apresentação: 26-Mai-2021
Data de publicação: 2-Fev-2022
Referência: MONTEIRO, Cibelle Lima Figueirôa. Percepções de professores da área de ciências da natureza sobre o documento BNCC e uma contribuição para novas perspectivas. 2020. 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Na história da educação brasileira, a qualidade da educação foi, muitas vezes, associada à criação de um currículo comum em escala nacional de maneira a proporcionar um ensino mais igualitário. Nessa perspectiva, foi desenvolvida a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que estabelece aprendizagens essenciais e orienta a elaboração de currículos em todo o país. Devido à sua potencialidade em alterar o planejamento pedagógico de escolas, faz-se necessário o conhecimento do que vem sendo proposto para que seja possível a produção de críticas e sugestões, além da implementação em salas de aula de maneira responsável. O objetivo do presente trabalho foi investigar as perspectivas de professores da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre o documento, por meio de um questionário. Nos resultados, foi observado um contexto de receios e dúvidas com relação ao que está sendo proposto pela última versão da BNCC, alinhada ao novo formato do Ensino Médio. As principais preocupações externadas pelos participantes estão relacionadas às limitações provenientes da redução na carga horária e às dúvidas sobre como implementar o proposto. A maioria dos professores têm consciência do impacto da BNCC em sua prática em sala de aula. Em decorrência destas percepções, foi produzido um material de apoio com a proposta de auxiliar professores da Área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias na interpretação dos principais aspectos do documento, assim como alunos da licenciatura, que são professores em formação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
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