Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gauche, Ricardo | - |
dc.contributor.author | Melo, Atila Albuquerque Costa de | - |
dc.identifier.citation | MELO, Atila Albuquerque Costa de. Bioluminescência, uma transposição didática. 2020. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A sociedade contemporânea está inserida em um ambiente com diversos problemas naturais, em grande parte provocados por ações antrópicas. O ensino de química mostra-se uma importante ferramenta na compreensão desses fenômenos, pois através dos conceitos colocados para os alunos em sala de aula é possível pensar em soluções para problemas que afetam a todos. A transposição didática é um importante aliada nesse sentido, pois pode proporcionar, através de etapas, a transposição do conhecimento científico para a sala de aula de maneira simples e didática, fornecendo ao professor ferramentas que podem auxilia-lo no processo de ensino, como é o caso de hipertextos, quadrinhos etc. Prender a atenção dos alunos, de forma a despertar neles uma curiosidade a respeito dos fatos é essencial quando se tem por objetivo a resoluções de problemas, auxiliando não somente na formação acadêmica, mas também contribuindo para a criação de posicionamento crítico por parte do discente no convívio em sociedade. O contato do jovem com a ciência, principalmente no ensino médio, é de extrema importância para seu futuro, e o ensino de química tem papel crucial, podendo inspirar e auxiliar os jovens. A bioluminescência é um fenômeno de rara beleza, e nesse contexto pode contribuir no desenvolvimento da aprendizagem. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bioluminescência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Didática | pt_BR |
dc.title | Bioluminescência, uma transposição didática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-02T03:39:33Z | - |
dc.date.available | 2022-02-02T03:39:33Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29771 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
|