Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29744
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_OcionarioChavesDaSilva_tcc.pdf1,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Turismo de base comunitária na Prainha do Canto Verde (CE) : prática de combate às desigualdades sociais
Autor(es): Silva, Ocionário Chaves da
Orientador(es): Alves, Vitor João Ramos
Assunto: Turismo sustentável
Turismo de Base Comunitária
Ceará (CE)
Sustentabilidade
Desigualdade social
Data de apresentação: 10-Nov-2021
Data de publicação: 1-Fev-2022
Referência: SILVA, Ocionário Chaves da. Turismo de base comunitária na Prainha do Canto Verde (CE): prática de combate às desigualdades sociais. 2021. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Ao reconhecer o Turismo de Base comunitária como alternativa de desenvolvimento sustentável para comunidades originárias, localizadas no interior do território brasileiro, busca-se, com esta pesquisa, analisar o Turismo de Base Comunitária (TBC) na Prainha do Canto Verde (CE), como uma possível proposta prática para o combate às desigualdades sociais. De forma mais específica, buscou-se como objetivos específicos (1) investigar o turismo como fenômeno transformador social, a partir do aporte do Turismo de Base Comunitária (TBC); (2) analisar as desigualdades sociais na formação do território brasileiro, a partir de um apanhado histórico desde a colonização aos dias atuais; (3) e apresentar o Turismo de Base Comunitária da Prainha do Canto Verde (CE) como uma prática mitigadora das desigualdades sociais na comunidade local. Como percurso metodológico, adotamos a pesquisa de caráter básico, exploratório, do tipo qualitativo. A Prainha do Canto Verde (CE) é pensada como recorte espacial e entendida como a primeira comunidade brasileira a implantar o Turismo de Base Comunitária (TBC), o que ofereceu pensar o turismo, mais acessível e sustentável, como prática de combate às desigualdades sociais da localidade. Assim, acredita-se que a sustentabilidade das iniciativas propõe um fazer turismo que vai além da perspectiva estritamente econômica. Promove uma educação transformadora na localidade, além de desenvolver a hospitalidade e a sustentabilidade. A cidadania e a participação devem ocupar lugar central nos processos de democratização. O que impõe a constatação de que o Turismo de Base Comunitária (TBC) pode contribuir para o combate às desigualdades sociais de uma comunidade e no território brasileiro, em sua totalidade, tal como ocorre na comunidade da Prainha do Canto Verde (CE).
Abstract: Recognizing community-based tourism as an alternative for sustainable development for original communities located in the interior of the Brazilian territory, this research seeks to analyze Community-Based Tourism (TBC) in Prainha do Canto Verde (CE), as a possible practical proposal to combat social inequalities. More specifically, specific objectives were sought (1) to investigate tourism as a social transformative phenomenon, based on the contribution of Community-Based Tourism (TBC); (2) analyze the social inequalities in the formation of the Brazilian territory, from a historical overview from colonization to the present day; (3) and present the Community-Based Tourism of Prainha do Canto Verde (CE) as a practice to mitigate social inequalities in the local community. As a methodological path, we adopted research of a basic, exploratory, qualitative type. Prainha do Canto Verde (CE) is thought of as a spatial cutout and understood as the first Brazilian community to implement Community Based Tourism (TBC), which offered to think about tourism, more accessible and sustainable, as a practice to combat social inequalities of the locality. Thus, it is believed that the sustainability of the initiatives proposes tourism that goes beyond a strictly economic perspective. It promotes transformative education in the locality, in addition to developing hospitality and sustainability. Citizenship and participation must occupy a central place in democratization processes. What imposes the realization that Community-Based Tourism (TBC) can contribute to combating social inequalities in a community and in the Brazilian territory, as a whole, as occurs in the community of Prainha do Canto Verde (CE).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.